MP do Paraná denuncia servidor por apologia ao nazismo em Irati
Publicações com símbolos e saudações nazistas motivaram denúncia criminal
Créditos: Divulgação/TIGRE/PCPR
O Ministério Público do Paraná denunciou criminalmente um servidor público de 45 anos por apologia ao nazismo no município de Irati, na região Sudeste do Estado. A denúncia foi apresentada pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca.
De acordo com o Ministério Público, o servidor publicou, em pelo menos cinco ocasiões, conteúdos com símbolos e expressões associadas ao nazismo em redes sociais e no status de um aplicativo de mensagens. As publicações teriam ocorrido entre outubro e dezembro do ano passado.
LEIA MAIS:
>Professor e ex-vereador de Irati é denunciado por estupro
>Vereador Helio de Mello renuncia ao mandato em Irati em meio a investigação da Polícia Civil
>Conselho Tutelar confirma denúncias de supostos abusos sexuais contra crianças em Irati
Conforme a denúncia, o investigado veiculou a saudação nazista “Heil Hitler”, além de imagens com a cruz suástica e a bandeira do regime. Em uma das postagens, sob a imagem da bandeira, foi inserida a frase “Vem muita desgraça e morte para todos hahaha”, segundo o MP.
Os fatos foram enquadrados na Lei nº 7.716/1989, que tipifica crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A legislação prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem fabricar, comercializar, distribuir ou divulgar símbolos, emblemas ou propaganda que utilizem a suástica para fins de apologia ao nazismo.
O servidor foi preso preventivamente no dia 31 de dezembro e, conforme informado pelo Ministério Público, permanece recolhido na Cadeia Pública de Curitiba.
