Corbelia nova ubs
MP denuncia vereadora de Londrina por desvio de R$ 1,6 milhão de ONG animal Créditos: Reprodução/CML

MP denuncia vereadora de Londrina por desvio de R$ 1,6 milhão de ONG animal

Anne Ada (PL) e sua irmã são acusadas de peculato e lavagem de dinheiro na ONG ADA Londrina. Saques fracionados bancavam despesas pessoais e restaurantes

O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou a vereadora de Londrina Anne Ada de Moraes de Sousa (PL) e uma irmã dela pelos crimes de peculato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. As acusações estão relacionadas a supostos desvios de recursos da Associação Defensora dos Animais de Londrina (ADA Londrina), entidade sem fins lucrativos que atualmente está sob intervenção judicial.

De acordo com a denúncia apresentada pela 26ª Promotoria de Justiça de Londrina, os valores desviados teriam alcançado R$ 1.617.629,13. O montante inclui recursos públicos recebidos pela associação por meio do Programa Nota Paraná e doações feitas por particulares.

Segundo as investigações, as denunciadas teriam realizado 864 saques fracionados em espécie utilizando a conta bancária de uma terceira irmã, que reside no exterior. Para o Ministério Público, a prática tinha como objetivo dificultar o rastreamento dos valores.

A apuração aponta que parte do dinheiro teria sido utilizada para despesas pessoais da vereadora e de familiares, incluindo pagamentos de planos de saúde, compras em aplicativos e gastos em restaurantes.

Conforme a denúncia, Anne Ada, que presidia e administrava a entidade à época dos fatos, teria concentrado a gestão financeira da associação e se apropriado diretamente dos recursos para quitar despesas particulares. Já a irmã denunciada é acusada de atuar em conjunto no esquema, ocupando cargos considerados de fachada e deixando de exercer funções de fiscalização para permitir os desvios.

A ADA Londrina chegou a abrigar cerca de mil animais, entre cães, gatos e animais de produção. Atualmente, a entidade é administrada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), após intervenção judicial solicitada pelo Ministério Público.

Além da condenação criminal, o MPPR pede que as denunciadas sejam obrigadas a ressarcir integralmente o valor apontado como prejuízo à entidade, com correção monetária e juros.

Outra denúncia

A vereadora também responde a outra ação proposta pelo Ministério Público. Nesse caso, ela foi denunciada pela 20ª Promotoria de Justiça de Londrina por supostos crimes de maus-tratos a animais, poluição ambiental por descarte irregular de carcaças e manutenção de substâncias entorpecentes e psicotrópicas sem indicação de uso.

Segundo o MPPR, os fatos investigados nessa segunda denúncia teriam ocorrido entre janeiro de 2019 e maio de 2025.

Boletim Informativo

Inscreva-se em nossa lista de e-mails para obter as novas atualizações!