Paraná abre vacinação contra a gripe para toda a população a partir da próxima segunda-feira (29)
Ampliação da campanha busca aumentar a cobertura vacinal durante o inverno; Estado já registrou mais de 1,5 mil casos graves e 88 mortes por influenza
Créditos: Divulgação
A vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população paranaense com mais de seis meses de idade a partir da próxima segunda-feira (29). A decisão foi pactuada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), que representa os 399 municípios do Estado.
A medida foi oficializada por meio da Deliberação nº 273/2026 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR) e leva em consideração a sazonalidade dos vírus respiratórios e a cobertura vacinal alcançada até o momento entre os grupos prioritários.
Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, a ampliação tem como objetivo aumentar a proteção da população em um período marcado pela maior circulação de vírus respiratórios.
“A vacina é segura, gratuita e está disponível em mais de 1,8 mil salas de vacinação em todo o Paraná. Mesmo com a ampliação, reforçamos o chamado para que crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde procurem se imunizar”, destacou.
Até o momento, o Paraná recebeu e distribuiu 4,2 milhões de doses da vacina contra a influenza e aplicou 2,25 milhões de doses. O Estado ocupa a quinta posição nacional em número absoluto de vacinas aplicadas.
Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal alcançou 47,18%, índice superior à média nacional, que está em 42,7%. As gestantes apresentam o melhor desempenho, com cobertura de 63,56%. Entre os idosos, o índice chega a 49,32%, enquanto entre as crianças de seis meses a menores de seis anos a cobertura está em 39,34%.
Casos preocupam
A ampliação da campanha ocorre em meio ao aumento das doenças respiratórias. De acordo com o mais recente informe epidemiológico da Sesa, divulgado em junho, o Paraná já registrou 10.119 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 441 mortes neste ano.
Desse total, 1.535 casos e 88 óbitos foram causados pelo vírus influenza, responsável pela gripe.
Com a chegada do inverno e a previsão de temperaturas mais baixas nas próximas semanas, a Secretaria da Saúde reforça que a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra complicações graves da doença, internações e mortes.
Cada município definirá a estratégia de vacinação conforme a organização da rede local de saúde. A orientação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima para verificar os horários e a disponibilidade das doses.
Foto: Divulgação
