GCAST

Mourão critica julgamento que pode cassar patente de Bolsonaro

Senador e general da reserva afirma que processo no STM é desgastante e ocorre após condenação dos militares pelo STF por tentativa de golpe.

Mourão critica julgamento que pode cassar patente de Bolsonaro Créditos: Alan Santos

O senador e general da reserva Hamilton Mourão (Republicanos) se manifestou sobre o julgamento que pode resultar na perda da patente militar do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros quatro oficiais das Forças Armadas. O processo será analisado pelo Superior Tribunal Militar (STM) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Mourão, o julgamento ocorre em um contexto que ele classificou como desgastante para os militares envolvidos. O senador afirmou que o processo atinge oficiais que dedicaram a carreira ao Exército e agora terão a conduta avaliada sob o ponto de vista da honra militar.

Na avaliação do parlamentar, a análise no STM acontece após o que ele considera irregularidades no processo conduzido pelo STF. Mourão declarou que os militares serão julgados para verificar se houve violação dos princípios e valores das Forças Armadas.

Além de Bolsonaro, capitão da reserva, também estão entre os alvos do julgamento o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; o general Paulo Sérgio Nogueira, que comandou o Ministério da Defesa; o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice-presidente em 2022; e o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.

O STF condenou Bolsonaro e os demais militares por tentativa de golpe de Estado. Na mesma decisão, a Corte determinou o envio do caso ao STM, responsável por avaliar possíveis sanções disciplinares, incluindo a perda das patentes militares.

Acesse nosso canal no WhatsApp