pref santa tereza Setembro 2025

Morre Lô Borges, ícone da música brasileira e um dos fundadores do Clube da Esquina

Cantor e compositor mineiro estava internado em Belo Horizonte após quadro de intoxicação medicamentosa; ele tinha 73 anos

Morre Lô Borges, ícone da música brasileira e um dos fundadores do Clube da Esquina Créditos: Divulgação

O cantor e compositor Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música brasileira e cofundador do movimento Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte (MG). O artista estava internado há cerca de duas semanas em uma UTI do Hospital Unimed – Unidade Contorno, após sofrer um quadro de intoxicação medicamentosa.

Segundo boletim médico, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos. O músico estava sob ventilação mecânica desde 17 de outubro e, durante o tratamento, passou por vários procedimentos, incluindo uma traqueostomia. Nos últimos dias, apresentou leve melhora, mas precisou iniciar hemodiálise devido à piora na função renal.

Tributo e legado

Amigo e parceiro musical de longa data, Milton Nascimento lamentou a morte nas redes sociais. “Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos”, escreveu o cantor.

Nascido em Belo Horizonte, em 10 de janeiro de 1952, Salomão Borges Filho recebeu o apelido de ainda na infância. Filho do jornalista Salomão Borges e da professora Maria Fragoso, a Dona Maricota, cresceu em um ambiente cercado por arte e música.

Nos anos 1960, sua família acolheu Milton Nascimento, e a amizade entre os dois se transformou em uma das parcerias mais marcantes da MPB. Milton foi quem deu o primeiro violão a Lô, quando ele tinha 13 anos. Sete anos depois, os amigos lançaram o álbum histórico “Clube da Esquina” (1972), que se tornaria um marco da música brasileira pela fusão de bossa nova, rock, jazz e sons regionais.

O nome do disco surgiu do apelido dado por Dona Maricota ao local onde os jovens músicos se reuniam para conversar e tocar. Além de Lô e Milton, o Clube da Esquina reuniu nomes como Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Beto Guedes, Toninho Horta e Wagner Tiso.

Entre as obras de maior destaque de Lô Borges estão “Clube da Esquina nº 2”, “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”, “O Trem Azul”, “Disco de Tênis” e “A Via-Láctea” — canções que marcaram gerações e consolidaram o legado do artista como um dos compositores mais criativos e sensíveis da MPB.

Acesse nosso canal no WhatsApp