“Mea culpa”
Mais do que apontar culpados, o texto chama atenção para a omissão da própria sociedade, que durante anos assistiu de longe enquanto a corrupção se enraizava no poder.
Por Cidinha Marcon

“Mea culpa”
Bolsonaro errou e muito, como todo mundo... Mas não podemos cobrar ele, como muita gente – que se diz patriota – faz, porque a culpa não é dele. Não foi ele que botou 10 corruptos no STF. Não foi ele que aparelhou os três poderes. Não foi ele que empoderou a mídia. Não foi ele que deixou a esquerda e o crime crescerem. Fomos nós! Aí o pessoal me pergunta se Bolsonaro não foi mole demais. Eu digo: mole fomos nós, votando por 22 anos nos comunistas – FHC, Lula, Dilma e em mais 600 parlamentares corruptos. Durante duas décadas eles se enraizaram em todos os órgãos do poder e a gente pulava Carnaval, tomava cerveja, assistia novela e via futebol. Agora o resultado chegou: a água está batendo na nossa bunda e todo este tsunami de esgoto que nós criamos. (Iber Vasconcelos Jr.)
Se la vie
As pessoas boas, quando você as faz sofrer, não gritam... Mas elas arquivam. Elas se afastam devagar, sem ruído, para nunca mais voltar. Elas continuam boas, mas sem confiar. E é neste exato momento que elas tiram você da vida delas. Elas não te apoiarão mais. Elas não confiarão mais em você.
Recadinho
– Não vá aonde não te convidam.
– Não opine sobre o que você não sabe.
– Não interfira sobre o que não é da sua conta.
– Não abra a geladeira na casa dos outros.
– Não ligue pra ninguém – nem para familiares – depois das 22 horas.
– Não vá visitar ninguém na hora do almoço ou do jantar.
– Não fique fazendo “turismo” na casa dos outros, por mais intimidade que você tenha.
Obs.: Essas são regras de boa educação, que nunca saem de moda.
Bom dia!
Costura a ferida com amor-próprio e espera. No início vai doer, depois a linha da sutura vai soltando sozinha, e quando ver, cicatrizou. Às vezes vai parecer que por fora está tudo bem, mas por dentro ainda vai estar tudo machucado. É normal, viu? Não é de uma hora pra outra, não. Nem em dias. É um processo. Mas a cura vem, tenha certeza. O tempo toma a dor pela mão, leva-a junto com ele, e nos mostra: ambos passam.
Pausa para o cafezinho
𝑽𝒊𝒗𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒇𝒍𝒐𝒓𝒆𝒔𝒄𝒆𝒓 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒋𝒂𝒓𝒅𝒊𝒏𝒔 𝒆, 𝒔𝒆𝒎 𝒑𝒆𝒓𝒄𝒆𝒃𝒆𝒓, 𝒐 𝒎𝒆𝒖 𝒔𝒆 𝒂𝒃𝒂𝒓𝒓𝒐𝒕𝒂 𝒅𝒆 𝒓𝒐𝒔𝒂𝒔 𝒆 𝒎𝒂𝒏𝒂𝒄𝒂́𝒔. 𝑸𝒖𝒆 𝒂 𝑷𝒂𝒛 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒖𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒆𝒋𝒂 𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒆𝒎 𝒔𝒆𝒖 𝒍𝒂𝒓. 𝑸𝒖𝒆 𝒐 𝑺𝒆𝒏𝒉𝒐𝒓 𝒂𝒃𝒆𝒏𝒄̧𝒐𝒆 𝒗𝒐𝒄𝒆̂, 𝒔𝒖𝒂 𝒇𝒂𝒎𝒊́𝒍𝒊𝒂 𝒆 𝒊𝒍𝒖𝒎𝒊𝒏𝒆 𝒔𝒆𝒖𝒔 𝒔𝒐𝒏𝒉𝒐𝒔.
Executiva Miriam Weirich. Foto: arquivo pessoal.
Álbum de família pioneira cascavelense e hereditária das boas canções- vovô Luciano Veronese com o filho Gabriel e o neto Pedro. Foto: arquivo pessoal.
Vânia Favero movimentou o circuito na noite de terça-feira (dia 23) com sua festa de aniversário. Entre os convidados, a amiga de décadas Rosângela Perfeito. Foto: arquivo pessoal.
Créditos: Cidinha Marcon