RESULT

Lula lidera cenários de 2º turno e venceria todos os adversários testados, aponta Quaest

Em relação ao levantamento anterior, realizado em agosto, Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, enquanto Flávio cresceu quatro pontos

Por Da Redação

Lula lidera cenários de 2º turno e venceria todos os adversários testados, aponta Quaest Créditos: Ricardo Stuckert / PR

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em todos os cenários de segundo turno simulados para a eleição presidencial de 2026. No confronto direto mais recente, Lula tem 46% das intenções de voto contra 36% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), anunciado no início de dezembro como candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em relação ao levantamento anterior, realizado em agosto, Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, enquanto Flávio cresceu quatro pontos. Apesar da variação, a diferença entre os dois permanece confortável para o atual presidente, dentro de um cenário que ainda é considerado inicial e sujeito a mudanças.

Esta é a primeira pesquisa da Quaest que não inclui o nome de Jair Bolsonaro entre os possíveis candidatos, desde que o ex-presidente indicou formalmente o filho como seu representante na disputa de 2026. Segundo o levantamento, o desempenho de Flávio é semelhante ao de outros nomes testados contra Lula no segundo turno.

Além do senador do PL, a pesquisa simulou confrontos entre Lula e outros quatro possíveis adversários. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 45%, enquanto Tarcísio tem 35%. Em relação à rodada anterior, o petista cresceu quatro pontos e o governador paulista recuou um ponto, ampliando a diferença entre os dois.

No cenário contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula também registra 45% das intenções de voto, ante 35% do adversário. Já contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), o presidente marca 44%, enquanto Caiado aparece com 33%. Em uma eventual disputa com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula tem 45%, contra 33% do mineiro.

A pesquisa também avaliou a reação do eleitorado à escolha de Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência. Para 54% dos entrevistados, Jair Bolsonaro errou ao indicar o filho. Outros 36% consideram que o ex-presidente acertou, enquanto 10% não souberam ou não responderam. Antes dessa pergunta, o levantamento mostrou que 61% dos entrevistados já tinham conhecimento do apoio de Bolsonaro à candidatura de Flávio.

Entre eleitores independentes, 56% afirmam que Bolsonaro errou na indicação, contra 28% que dizem que ele acertou. Entre lulistas, esse índice sobe para 78% de reprovação à escolha. Já entre bolsonaristas, o cenário se inverte: 78% avaliam que Bolsonaro acertou ao indicar o filho.

Quando questionados diretamente sobre intenção de voto em Flávio Bolsonaro, 62% afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Outros 23% dizem que poderiam votar, e 13% afirmam que votariam no senador. Entre eleitores independentes, 70% rejeitam completamente a candidatura de Flávio.

O levantamento também mediu a avaliação do governo Lula. A aprovação do presidente é de 48%, enquanto a desaprovação chega a 49%, configurando empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em novembro, os índices eram semelhantes, com 47% de aprovação e 50% de desaprovação.

Houve melhora na percepção sobre a economia. Caiu de 43% para 38% o percentual de entrevistados que avaliam que a economia piorou nos últimos 12 meses, enquanto subiu de 39% para 44% a parcela que considera que está mais fácil conseguir emprego. Também cresceu o número de eleitores que defendem uma nova candidatura de Lula em 2026, passando de 38% para 43%.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Acesse nosso canal no WhatsApp