GCAST

Lei busca organizar uso de patinetes elétricos e veículos autopropelidos em Ponta Grossa

Medida é facultativa, não prevê penalidades e busca organizar o uso de patinetes elétricos e outros

Por Valéria Mendes

Lei busca organizar uso de patinetes elétricos e veículos autopropelidos em Ponta Grossa Créditos: Estadão Mobilidade

A lei que estabelece a identificação de veículos autopropelidos entrou em vigor em Ponta Grossa. A medida é facultativa e tem como objetivo organizar o uso desses equipamentos nas vias públicas, sem impor penalidades aos usuários.

De autoria do vereador Léo Farmacêutico, o projeto tramitou na Câmara Municipal desde o início de junho e foi sancionado pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt no dia 18 deste mês. A nova legislação passará a produzir efeitos após um prazo de 90 dias.

É considerado veículo autopropelido todo equipamento dotado de motor de propulsão própria, capaz de se movimentar sem a necessidade de esforço humano direto, com potência máxima de até 1.000 watts e velocidade máxima de fabricação de até 32 km/h.

O município também poderá promover campanhas educativas para orientar a população sobre o uso adequado desses veículos e as normas de circulação, incentivando a segurança e a conscientização no trânsito.

O projeto surgiu em resposta ao crescimento do uso de patinetes elétricos nas vias urbanas de Ponta Grossa, o que acendeu um alerta entre os vereadores. A iniciativa busca contribuir para a prevenção de acidentes e para a organização da mobilidade urbana.

Créditos: Redação Acesse nosso canal no WhatsApp