Julho quente para o Cascavel com jogos decisivos na Série D e na base
Cascavel terá quatro jogos decisivos pela Série D do Brasileiro este mês
Por Luciano Neves

O mês de julho chegou e, com ele, o auge do inverno e baixíssimas temperaturas. No entanto, dentro de campo, o gélido julho promete ser quente, já que é decisivo para as pretensões do Cascavel. Neste mês, o time de Tcheco fará os últimos quatro jogos pela fase classificatória da Série D do Campeonato Brasileiro. Essas partidas vão definir os rumos do time não apenas para a sequência da temporada como o futuro do clube. Caso conquiste a pontuação necessária para ocupar uma das quatro vagas, o time segue para o mata-mata da quarta divisão. E aí será outra competição. Vale ressaltar que o Cascavel só terá calendário nacional em 2026 se conquistar o acesso à Série C.
Mas se não conseguir avançar para o mata-mata da Série D, o calendário em 2025 pode terminar em julho. Ainda não há uma confirmação se o Cascavel irá disputar a Taça FPF, torneio organizado pela Federação Paranaense de Futebol neste segundo semestre. A tendência é que o time participe dessa competição, já que ela irá premiar o campeão com uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. A aposta da diretoria ainda é no acesso.
Mas, para isso, precisa dar um passo de cada vez. O primeiro objetivo é consolidar a vaga para o mata-mata da Série D nos quatro jogos programados para julho. O primeiro deles será no próximo sábado (05) contra a Inter de Limeira, às 16 horas. Depois, no dia 12 de julho, o Cascavel volta a jogar em casa e faz um clássico contra o Cianorte, pela antepenúltima rodada, no Olímpico. Na penúltima rodada, programada para o dia 19 de julho, o Cascavel visita o Goiatuba, em Goiás. E na última rodada, no dia 26 de julho, a Serpente Aurinegra volta ao Olímpico para enfrentar o Uberlândia.
No embolado Grupo A7, o Cascavel só terá confrontos contra equipes que lutam pela classificação. A Inter de Limeira, próxima adversária, lidera a chave com 21 pontos e pode até selar a classificação antecipada no jogo contra o Cascavel, no sábado, quando atua em seus domínios. Ou seja, a disputa pode ficar mais limitada nas últimas três rodadas. Uberlândia, Goiatuba e Cascavel estão com 14 pontos e estão no G-4. O Cianorte é o quinto colocado com treze pontos. E não se pode esquecer de Monte Azul, com onze, Operário e Itabirito, ambos com nove pontos.
Para o Cascavel, o ideal é fechar a primeira fase com, no mínimo, 50% de aproveitamento para se garantir no mata-mata. Ou seja, a vaga pode ser garantida com 21 pontos. Logo, o time de Tcheco terá que somar mais sete pontos dos doze em disputa.
O elenco cascavelense viaja para Limeira nesta quinta-feira (03). O jogo contra a líder da chave será no próximo sábado, às 16 horas, no Major Levy Sobrinho. Para esse jogo, o Cascavel terá uma pequena legião de desfalques. Tcheco não poderá contar com o atacante Josiel, que foi expulso. Serafini e Brener terão que cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. E o zagueiro Guilherme Lacerda deixou o jogo contra o Monte Azul com um problema na coxa.
Na Copinha
Julho também será quente para o time Sub-20 do Cascavel. Isso porque, neste mês, o time do técnico Cesar Bueno fechou junho como semifinalista do Campeonato Paranaense e luta pelo inédito título do Estadual da categoria. No último domingo, o Cascavel derrotou o Paraná Clube no jogo de volta das quartas de final do Estadual. Com o resultado do jogo realizado no Estádio Olímpico Regional, os Piás do Ninho chegaram entre os quatro melhores do Estado pelo segundo ano seguido. Além da vaga nas semifinais, o Cascavel garantiu vaga na próxima Copa São Paulo de futebol júnior. No início desta temporada, o time fez história e disputou a Copinha pela primeira vez. Em 2026, o Cascavel terá a sua segunda experiência na principal competição de base do país.
Mas antes disso, o time cascavelense tenta chegar na grande final do Estadual. Na próxima fase terá pela frente outro gigante da Capital e irá enfrentar o Coritiba. O jogo de ida vai ser no próximo sábado (05), às 15h30. A volta vai ser no dia 11 ou 12 de julho, em Cascavel.
Sub-17
O time Sub-17 do Cascavel empatou em 1 a 1 com o Azuriz, no jogo de ida das quartas de final do Paranaense da categoria. O jogo foi no campo da Associação Atlética Coopavel. As duas equipes fazem o jogo de volta no próximo sábado, às 10h30, no CT Gralha Azul. Quem vencer estará nas semifinais. Em caso de um novo empate, decisão por pênaltis.
Créditos: Luciano Neves