Créditos: Reprodução
Itamaraty confirma morte de dois brasileiros após terremotos na Venezuela
Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros após os terremotos na Venezuela. O governo também enviará uma missão humanitária da FAB para auxiliar nas operações de resgate.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou nesta quinta-feira (25) a morte de dois brasileiros, um homem e uma mulher, em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). O governo brasileiro informou que presta assistência consular às famílias das vítimas.
Em nota divulgada nas redes sociais, o ministério manifestou pesar pelas mortes.
"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O ministério informa ainda estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", informou o Itamaraty.
Os terremotos provocaram um cenário de destruição em diversas regiões do país. Segundo autoridades venezuelanas, centenas de mortes já foram confirmadas, enquanto equipes de resgate seguem procurando sobreviventes entre os escombros. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que o número de vítimas possa chegar à casa dos milhares devido à intensidade dos abalos e aos danos registrados.
Os tremores ocorreram com menos de um minuto de diferença. O primeiro atingiu magnitude 7,2 na escala Richter. Em seguida, um segundo sismo, de magnitude 7,5, sacudiu a região próxima a Caracas. O abalo mais forte foi o maior registrado na Venezuela desde 1900.
Localizada na divisa entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul, a Venezuela está em uma área de intensa atividade sísmica. Um dos episódios mais graves da história do país ocorreu em 1812, quando um terremoto deixou cerca de 30 mil mortos.
Brasil envia ajuda humanitária
Pouco antes da confirmação das mortes dos brasileiros, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou o envio de uma aeronave KC-390 Millennium para transportar ajuda humanitária à Venezuela. A decolagem da missão estava prevista para a manhã desta sexta-feira (26).
A operação faz parte da assistência oferecida pelo governo brasileiro após os terremotos.
Na quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que conversou por telefone com a presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, e colocou o Brasil à disposição para enviar todo o apoio necessário às áreas atingidas.
"Falei com a presidenta Delcy para perguntar o que precisava que a gente fizesse. Estamos reunindo vários ministros para mandar tudo o que for necessário: água, bombeiros, Defesa Civil, alimentos e remédios", declarou Lula durante agenda oficial em Mato Grosso do Sul.
A expectativa é que as equipes brasileiras reforcem os trabalhos de atendimento às vítimas e de apoio às operações de resgate nas regiões mais afetadas pelo desastre.
