Hospitais estaduais abrem inscrições para residência em varias especialidades
As inscrições para os Programas de Residência Médica devem ser feitas entre os dias 4 de setembro e 2 de outubro, até às 14h horas
Por Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), abrirá inscrições para os Programas de Residência Médica entre os dias 4 de setembro e 2 de outubro de 2025, até às 14h horas. As vagas são destinadas a médicos interessados em especializações em áreas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
O processo seletivo será conduzido pela Associação Médica do Paraná (AMP) e seguirá os critérios da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). Todas as informações e o edital completo estão disponíveis no site da AMP.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca a relevância da formação médica vinculada aos hospitais do Estado. “Estamos fortalecendo o papel das nossas unidades hospitalares como centros de ensino e formação. A residência médica nos permite qualificar novos profissionais para atuarem com excelência no SUS, em regiões que mais necessitam”, disse.
Confira os hospitais e especialidades com vagas disponíveis:
Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (Piraquara) – Possui quatro vagas na especialidade de Dermatologia, com duração de três anos, e mais duas vagas em fase de avaliação. O processo de seleção será composto por duas fases: o exame escrito (objetivo) e a análise do currículo.
Hospital Anísio Figueiredo (Hospital da Zona Norte (HZN) em Londrina) – Ao todo, serão duas vagas para Cirurgia Geral, com duração de três anos; três vagas para Clínica Médica, com duração de dois anos; seis vagas para Medicina de Família e Comunidade com duração de dois 2 anos; duas vagas para Ortopedia e Traumatologia, sendo uma delas reservada para o serviço militar, com duração de três anos.
E ainda, em fase de avaliação, a residência em Anestesiologia, que contará com duas vagas e três anos de duração.
Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade (Hospital da Zona Sul - HZS) em Londrina – Três vagas de Clínica Médica, com duração de dois anos; quatro vagas de Pediatria com três anos de duração e duas vagas em Anestesiologia, com três anos de duração e ainda em processo de autorização.
Hospital Regional do Litoral (Paranaguá) – Serão abertas duas vagas em Cirurgia Geral, com duração de três anos.
Hospital Adauto Botelho (Pinhais) – Para esta unidade são cinco vagas em Psiquiatria, com duração de três anos.
Créditos: AEN