RESULT

Gugu Bueno destaca criação do Fundo Estratégico em semana de votações importantes na Assembleia

Projeto de Lei cria reservas para emergências, como no caso de Rio Bonito do Iguaçu, atingido por tornado

Gugu Bueno destaca criação do Fundo Estratégico em semana de votações importantes na Assembleia Créditos: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Paraná segue a semana de votações decisivas com foco em projetos estruturantes enviados pelo Governo do Estado. Foram 12 propostas encaminhadas ao Legislativo nos últimos dias. Entre elas está o Projeto de Lei 1.157/2025, que cria o Fundo Estratégico do Paraná (FEPR), uma das principais inciativas em pauta e defendida pelo 1º secretário da Alep, deputado Gugu Bueno.

O parlamentar destaca que o fundo moderniza a gestão fiscal e prepara o Estado para agir com rapidez em situações de emergência, como o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser votada em plenário nesta quarta-feira (3).

“Esse é um projeto inovador, que representa a criação de um Fundo Soberano. Um fundo importante, estratégico, para manter o Paraná mais uma vez na vanguarda. Ele prepara o Estado para enfrentar calamidades e também para realizar investimentos estratégicos, junto com a iniciativa privada, gerando desenvolvimento nas regiões. O exemplo de Rio Bonito do Iguaçu mostra isso: o governo atuou no socorro imediato e agora trabalha na recuperação econômica, e o Estado precisa de instrumentos para agir rápido”, afirma Gugu Bueno.

O FEPR será composto por três reservas: Sustentabilidade Fiscal, Enfrentamento de Desastres e Investimento Estratégico. O objetivo é dar estabilidade às contas públicas, garantir recursos imediatos para emergências e fomentar projetos estruturantes capazes de atrair empresas e fortalecer cadeias produtivas.

Outros projetos de lei enviados pelo Executivo também devem ser apreciados nesta semana, entre eles a atualização do quadro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de ajustes no IDR-Paraná e no IAT.


PROGRAMA BONS OLHOS

Outro projeto de lei do Executivo em tramitação transforma o Programa Bons Olhos Paraná em política permanente. A iniciativa garante triagem oftalmológica, consultas, acompanhamento e óculos gratuitos para estudantes da rede pública — ação que já beneficiou mais de 84 mil crianças e adolescentes em sua fase inicial.

“Esse é um grande projeto, com alcance social enorme. O governo Ratinho Junior demonstra sensibilidade ao atender crianças com deficiência visual. Identificar precocemente os problemas e garantir óculos para quem precisa melhora diretamente o aprendizado. É uma política que protege o direito ao desenvolvimento dessas crianças”, destaca Gugu Bueno.

A expectativa é que as propostas sejam votadas na sessão desta quarta-feira (3), a partir das 9h.

Assessoria

Acesse nosso canal no WhatsApp