Governo do Estado vai desapropriar Centro de Convenções de Foz do Iguaçu

Decisão foi aprovada em assembleia com acionistas nesta quarta-feira (30), sem contestações, e o valor recebido será destinado à construção do Centro Cívico de Foz

Por Da Redação

Governo do Estado vai desapropriar Centro de Convenções de Foz do Iguaçu Créditos: PMFI

Após notificação e aprovação unânime dos acionistas, o Governo do Estado do Paraná avança com a desapropriação do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. A medida, formalizada através da declaração de utilidade pública do imóvel, tem como objetivo principal a destinação dos recursos para obras de infraestrutura cruciais para o desenvolvimento da cidade e o fortalecimento do turismo local.

A “batida do martelo” aconteceu nesta quarta (30), onde foi realizada a assembleia que aprovou a desapropriação, e sem qualquer contestação por parte dos acionistas, que participaram de forma online.      

A decisão, amparada pelo art. 559, I do Decreto Estadual nº 10.086/2022, reflete a priorização do interesse público em prol de um impacto econômico e social mais amplo. O Governo do Estado justifica a desapropriação com a intenção de impulsionar o turismo, gerar emprego e renda, estimular a circulação de pessoas e impactar positivamente a ocupação e rentabilidade do setor hoteleiro, do comércio e serviços. A iniciativa visa consolidar Foz do Iguaçu como um polo estratégico no setor de turismo, atraindo investimentos e eventos de grande porte.

O processo de desapropriação seguiu rigorosamente os trâmites legais. Após a notificação inicial, o Conselho de Administração e os acionistas do Centro de Convenções foram convocados para assembleias, onde a proposta foi aprovada sem questionamentos. "Nós vamos agora fazer um comunicado para o Governo do Estado manifestando o nosso posicionamento e aguardar, nos próximos dias, um decreto emitido também pelo Estado referente à desapropriação", declarou o Diretor Presidente do Centro de Convenções, Gabriel Rugoni, sinalizando a concordância com o processo.

Com os recursos provenientes da desapropriação, a Prefeitura de Foz do Iguaçu planeja a execução de obras de grande importância para a cidade, como o Centro Cívico. A desapropriação do Centro de Convenções representa um passo que vai em direção ao futuro de Foz do Iguaçu. A iniciativa do Governo do Estado, aliada à concordância dos acionistas, demonstra um compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade. A expectativa é que os investimentos em infraestrutura e o fortalecimento do turismo impulsionem a economia local, gerando novas oportunidades de emprego e renda para a população.