Golpes Detran já somam 279 denúncias apenas neste ano
Somente em 15 dias do mês de maio foram feitas 104 denúncias junto ao SAC da Receita Estadual

Eliane Alexandrino/Cascavel
Os golpes virtuais têm aumentado a cada dia, eles chegam através de SMS, e-mails, links nas redes sociais ou por aplicativos, como WhatsApp. Além de roubar dados pessoais, também enganam os internautas na tentativa de ficarem com o valor do boleto que seria pago à empresa que o cliente pretendia quitar a dívida. Ou ainda instalam programas como “malware” nos dispositivos das vítimas.
O que chama atenção, é que se tornaram mais comuns a tentativa do golpe dos boletos referente ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). O contribuinte na tentativa de imprimir o boleto pelo site acaba acessando um “site idêntico”, mas não o oficial da instituição. Ou ainda, após gerar o boleto, ao realizar o pagamento pela ferramenta do PIX, efetua o pagamento para outra instituição financeira, e não o órgão que recolhe o pagamento do IPVA no Paraná, a SEFA (Secretaria da Fazenda do Estado).
Segundo dados da SEFA de janeiro a maio deste ano, foram feitas 279 denúncias relacionadas a golpes do boleto do IPVA, pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Receita Estadual.
A SEFA alerta os contribuintes para redobrar os cuidados, pois todos os site oficiais do Governo do Paraná são identificados pelo final: pr.gov.br. Outra dica importante é desconfiar de endereços que contém “pagueipva”, ou “fazenda estado” ou “detranveículos”.
Para evitar cair nos golpes e ter dor de cabeça, a recomendação é que os proprietários dos veículos gerem as guias de pagamento diretamente pelo portal do IPVA. Outra dica é o uso do aplicativo "Serviços Rápidos” da Receita Estadual e evitar os mecanismos de buscas, ir direito ao site.
Desde 2023, o DETRAN (Departamento de Trânsito do Paraná), a Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil do Paraná têm implementado ações para combater a atividade enganosa e criminosa. Uma liminar obtida pelo Estado, por exemplo, obriga a maior ferramenta de busca da internet a remover sites fraudulentos dos resultados e a impedir que eles sejam promovidos por meio de links patrocinados.
Cuidado com os falsos descontos
Uma das armadilhas mais comuns de golpistas relacionadas ao IPVA é a promessa de descontos. São sites falsos que afirmam oferecer redução no preço do imposto, mas são apenas formas de atrair o contribuinte para uma fraude.
A Receita Estadual destaca que o único desconto oferecido no pagamento do IPVA 2025 é referente ao pagamento à vista. Quem optar pelo pagamento integral do tributo conta com uma redução de 6% do valor total. Para isso, a guia de recolhimento deve ser paga até a data-limite de acordo com a placa do veículo.
O contribuinte jamais irá receber guias de pagamento ou chaves pix para contribuinte efetuar pagamentos, seja por e-mail, mensagens SMS ou pelo WhatsApp.
Denúncias 2025
Janeiro: 09
Fevereiro: 25
Março: 67
Abril: 74
Maio: 104 (15 dias)