Teste

Galo e Urubu decidem a Copa do Brasil hoje

No jogo de ida, no domingo passado, o Flamengo venceu por 3 a 1 e tem grande vantagem

Por Luciano Neves

Galo e Urubu decidem a Copa do Brasil hoje

Domingo, 10 de novembro, data da grande final da Copa do Brasil. Esta é a segunda competição mais importante do futebol nacional. Só fica atrás do Campeonato Brasileiro. Mas é a maior em números de participantes. E também é o torneio que oferece as maiores premiações em dinheiro. A Copa do Brasil teve representantes de todos os estados. Contou com a participação de 92 equipes. E depois de 121 jogos, com 266 gols, uma média de 2,2 por jogo, será conhecido o grande campeão.

Neste domingo, Atlético-MG e Flamengo fazem o jogo de volta da grande final. O duelo, o último da Copa do Brasil, será às 16 horas, na Arena MRV. Envolvido em sua décima final do torneio, a terceira seguida, o Flamengo tem boa vantagem, já que venceu o jogo de ida por 3 a 1, no Maracanã, no domingo passado. Com isso, pode até perder por um gol de diferença que ainda assim conquista o pentacampeonato. O Flamengo pode encostar nos maiores campeões da Copa do Brasil. O Cruzeiro, que caiu na primeira fase, tem seis títulos. E o Grêmio, que parou nas oitavas, venceu a competição cinco vezes.

Por outro lado, o Atlético-MG, que chegou em sua quarta final, está em situação adversa. Terá que vencer por três gols de diferença no tempo normal para faturar o tricampeonato. Se conseguiu uma vitória por dois gols provoca uma decisão por pênaltis. Para contornar essa desvantagem, o Galo conta com o apoio de sua torcida. Vale lembra que hoje, o Atlético-MG é o único envolvido em três competições distintas. Além da final da Copa do Brasil, o time mineiro está no Campeonato Brasileiro e, no próximo dia 30 de novembro, decide a Libertadores da América contra o Botafogo, em Buenos Aires.

 

Será que dá?

A missão do Atlético-MG é uma só: reverter a vantagem de 3 a 1 construída pelo Flamengo no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil. Mas quantas vezes o Galo conseguiu, na Arena MRV, o placar necessário contra o Flamengo para ser tricampeão do torneio? O Atlético precisa vencer o Rubro-negro por três ou mais gols de diferença para ser campeão da Copa do Brasil. Ou uma vitória por dois gols de saldo para levar a decisão para os pênaltis. Até hoje, o Galo já disputou 40 partidas na Arena MRV. Em oito oportunidades, obteve o triunfo por três ou mais gols de diferença. Destaque para os placares de 3 a 0 sobre Grêmio (Brasileiro do ano passado), Cruzeiro (Brasileiro deste ano) e River Plate (semifinal da atual Libertadores). Ganhou ainda de Democrata GV (4 a 0, Mineiro), Ipatinga (3 a 0, Mineiro), Caracas (4 a 0, Libertadores), CRB (3 a 0, Copa do Brasil) e Bragantino (3 a 0, Brasileiro). Em outras sete partidas, o Atlético saiu vencedor por dois gols de diferença. São elas: Santos (2 a 0, Brasileiro), Fluminense (2 a 0, Brasileiro), Fortaleza (3 a 1, Brasileiro), América (2 a 0, Mineiro), Sport (2 a 0, Copa do Brasil), Vasco (2 a 0, Brasileiro) e Fluminense (2 a 0, Libertadores). Nesses 40 jogos na Arena MRV, uma dupla se destaca. Hulk e Paulinho marcaram 17 gols cada nesse período, na casa alvinegra. Domingo, eles estarão em campo novamente no desafio de levar o Atlético à taça da Copa do Brasil.

 

Novo campeão?

O Flamengo é o time que mais vezes chegou em decisões da Copa do Brasil. Esta é a sua décima final e o clube está muito perto de conquistar o pentacampeonato. Esse retrospecto é bem diferente de seu treinador, o jovem Filipe Luís, que busca o seu primeiro título como técnico do Rubro-Negro. Aliás, Filipe Luís estreou como treinador no Flamengo nas semifinais da Copa do Brasil. Ou seja, fará hoje apenas o seu quarto jogo no torneio. Ou seja, ele ainda está invicto na competição. Em três jogos até agora, teve duas vitórias e um empate.

Apesar da boa vantagem, o jovem treinador destaca que a decisão da Copa do Brasil está em aberto. Ele apontou chances iguais de título para o seu time e o Atlético, que contará com o apoio da torcida neste domingo, na Arena MRV, em Belo Horizonte. “Respeito máximo pelo Atlético, finalista da Libertadores. Tem um grande treinador, joga um grande futebol, sabe muito bem o que faz e vai ser muito complicado. Estamos muito longe da taça, assim como eles. Está 50/50. Vamos ter que fazer um jogo muito sólido”, afirmou Filipe Luís após a vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro, pelo Brasileirão.

Do outro lado, Gabriel Milito também busca o seu primeiro título da Copa do Brasil. Se conseguir reverter a situação e faturar a taça, será o segundo treinador estrangeiro a vencer a competição de mata-mata. O único que conseguiu isso foi Abel Ferreira, quando venceu a edição de 2020 com o Palmeiras.