Frio volta ao Rio Grande do Sul com mínimas negativas
Estado já soma 51 dias abaixo de zero em 2024
Por Gazeta do Paraná

O Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas mínimas negativas neste domingo (25), nove dias após a última ocorrência de frio intenso no estado. O fenômeno se concentrou em cidades do Sul gaúcho, onde o tempo aberto favoreceu a queda nos termômetros durante a madrugada.
De acordo com dados de estações meteorológicas automáticas, Herval registrou -1,2°C, Santana do Livramento -0,7°C e Pedras Altas -0,2°C. Com isso, o estado já acumula 51 dias com mínimas negativas em 2024: foram 3 em abril, 6 em maio, 17 em junho, 16 em julho e 9 até agora em agosto.
A previsão indica que as madrugadas mais frias devem ocorrer nesta segunda (26) e terça-feira (27), quando o ar gelado atingirá maior parte do território gaúcho. Na segunda, as mínimas negativas devem se repetir sobretudo na região Sul. Já na terça, com o tempo mais aberto, há possibilidade de marcas abaixo de zero também no Norte e Noroeste do estado.
Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 8°C neste domingo pela manhã. A capital deve ter mínimas de 8°C a 9°C na segunda, com tarde amena de 17°C. Na terça, a previsão é de frio mais intenso ao amanhecer, com 6°C a 7°C, mas a temperatura deve subir rapidamente, chegando a 20°C ou 21°C à tarde.
