Foz do Iguaçu terá V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em junho
Pré-conferências que elegerão os delegados e observadores iniciam neste semana em 5 regiões da cidade

A preparação para a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Foz do Iguaçu inicia nesta semana, com a realização de cinco encontros, em diferentes regiões da cidade, que elegerão os delegados e observadores do evento, marcado para os dias 4 e 5 de junho, na Paróquia Espírito Santo, Parque Ouro Verde.
A primeira pré-conferência será nesta quinta-feira (08), às 19h30, na Paróquia São Francisco, na região leste. A participação nesta etapa preparatória para a Conferência Municipal é fundamental para garantir que as propostas e reivindicações de todos os segmentos da sociedade sejam ouvidas e incorporadas aos debates do evento.
Confira o cronograma das pré-conferências:
08/05, 19h30 – Paróquia São Francisco (Região Leste)
19/05, 14h – CRAS Oeste (Região Oeste)
20/05, 09h – CCVC (Região Norte)
22/05, 09h – CAIA (Região Sul)
26/05,09h – CCI (Região Leste)
27/05, 09h – Condomínio do Idoso (Região Nordeste)
Sobre a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
O evento acontece nos dias 4 e 5 de junho, das 8h às 17h, com o objetivo de promover um debate profundo e estruturado sobre as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, em um momento onde a população idosa iguaçuense apresenta um aumento progressivo.
O tema central da conferência será “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, proposto pela 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que orientará as discussões e permitirá a construção de estratégias para garantir os direitos fundamentais dessa parcela da população, com ênfase no envelhecimento digno e na participação social ativa.
Durante a conferência, os participantes terão a oportunidade de discutir e propor ações em cinco eixos temáticos fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa. São eles:
Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Fortalecimento das políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado Brasileiro.
Esses temas serão abordados de forma integrada, considerando as especificidades e a intersetorialidade das políticas públicas voltadas à pessoa idosa, com o objetivo de assegurar a diversidade e promover a equidade em todas as áreas de atuação.
A conferência também se propõe a ser um espaço de participação ativa da sociedade civil e do governo municipal, reforçando o protagonismo da pessoa idosa na construção de políticas públicas que atendam às suas reais necessidades. O evento é um marco para fortalecer a corresponsabilidade entre os diferentes entes federados (municipal, estadual e federal) na defesa dos direitos dos idosos.
Para mais informações, entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de Foz do Iguaçu e ou Secretaria Municipal de Assistência Social.
Textos e fotos: Assessoria