GCAST

Maio Amarelo tem ação educativa sobre uso do celular ao volante

Iniciativa contou com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Por Da Redação

Maio Amarelo tem ação educativa sobre uso do celular ao volante Créditos: Secom

Na manhã desta terça-feira (6), a Transitar deu início às ações do Maio Amarelo com uma blitz educativa realizada em frente à sede da autarquia. A atividade contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Nesta primeira mobilização do mês, o foco foi alertar os condutores sobre os riscos do uso do celular ao volante hábito que, segundo dados da própria autarquia, está entre os mais perigosos e recorrentes nas infrações registradas. “Pelos fatos, pelos registros e por aquilo que a gente constata no dia a dia, o uso do celular resulta em muitos sinistros inclusive com óbitos graves.  É um problema sério que afeta tanto a segurança quanto a fluidez do trânsito”, destacou a gerente do setor de Educação no Trânsito da Transitar, Luciane de Moura.

Durante a abordagem, os motoristas receberam folders com informações para um transito mais seguro e orientações sobre o uso do celular no trânsito. 

Com o tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida", o Maio Amarelo em Cascavel propõe uma série de ações educativas ao longo de todo o mês, com atividades em escolas, instituições e vias públicas que serão realizadas em diversos pontos da cidade.

DADOS
Só em 2024, Cascavel registrou 10.741 infrações por motoristas flagrados dirigindo enquanto seguravam ou manuseavam o celular, conforme o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. E os números continuam preocupantes: apenas entre janeiro e março de 2025, já foram 2.219 autuações pela mesma conduta.