RESULT

Fogão abre o Campeonato Carioca de 2025 neste sábado

Depois de uma temporada fantástica em 2024, Botafogo busca o título do Estadual e o primeiro jogo é contra o Maricá

Por Luciano Neves

Fogão abre o Campeonato Carioca de 2025 neste sábado

No ano passado, o técnico Tite, então treinador do Flamengo, disse que o Campeonato Carioca era o mais difícil do país. Ele havia usado a frase para justificar uma vitória de seu time sobre uma equipe de menor expressão. O fato é que Tite foi malhado por conta disso. Os argumentos contrários diziam que o Carioca está restrito aos quatro times do Rio de Janeiro. Não creio que o Campeonato Carioca seja o estadual mais difícil do Brasil e esse posto ainda pertence ao Campeonato Paulista. Mas é fato que a afirmação de Tite ganhou mais força pelo desempenho dos times cariocas no cenário nacional e internacional nos últimos anos. E os quatro times mais tradicionais vão acirrar a disputa pelo Cariocão 2025.

Só para se ter uma ideia, as três últimas três edições da Libertadores da América foram vencidas por cariocas. Em 2022, o título foi do Flamengo. Em 2023, o Flu levantou a taça da Glória Eterna. E no ano passado, o Botafogo foi soberano ao vencer a Libertadores pela primeira vez. Em 2024, os cariocas também dominaram o futebol brasileiro. O Fogão também voltou a vencer o Campeonato Brasileiro. E o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil. Vasco e Fluminense tiveram desempenho menos notável. O Flu inclusive lutou contra o rebaixamento no Brasileirão.

E cabe ao Botafogo, que brilhou no ano passado, abrir o Carioca. O Fogão faz o jogo de abertura da primeira rodada contra o Maricá, às 16 horas, no Nilton Santos. Uma coisa é certa. O Botafogo deste início de 2025 será bem diferente do Fogão que fechou a temporada passada. Para começar, como o time foi para o Catar disputar a Copa Intercontinental, ou seja, a temporada foi mais longa, começa o estadual com um time alternativo. E esse time será comandado por Carlos Leiria. Aliás, o Botafogo começa o ano sem técnico. Artur Jorge se despediu do clube após as conquistas de 2024 e aceitou a proposta do Al-Rayyan. O primeiro nome era de André Jardine, mas ele disse não e optou por seguir no futebol mexicano. O brasileiro comanda o América do México. O elenco vitorioso deve perder peças importantes como Luiz Henrique e Almada. Vale lembrar que, além do Carioca, o Fogão tem Libertadores da América e vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa no meio do ano.

 

Calote?

E o clima é bem diferente no elenco do Glorioso. O Botafogo se manifestou através de uma nota oficial a respeito da suposta ausência de pagamento de premiações à equipe pelos títulos brasileiros e da Libertadores, além da suposta ameaça de que atletas não iriam se reapresentar caso os valores não fossem quitados. O time carioca diz que recebeu a premiação da Conmebol no dia 20 de dezembro. Já a CBF teria, de acordo com o clube, repassado a quantia no último dia 27. O Glorioso afirma que possui um prazo de 20 dias úteis, após o recebimento dos valores, para fazer o pagamento aos jogadores, como “regem as práticas de mercado”. O Botafogo garante que irá cumprir o acordo combinado. A diretoria do clube ainda alegou que um grupo de atletas que não faz mais parte do elenco solicitou um aumento de 25% da premiação dias antes do término da última temporada. O pedido teria sido negado pelo clube. Nas palavras do próprio Botafogo, estes ex-jogadores estariam “promovendo inverdades na mídia”.

 

Vasco

Outro grande do Rio que estreia hoje é o Vasco. O primeiro desafio do Gigante da Colina é contra o Nova Iguaçu, às 16h30, no São Januário. O Vasco terá o privilégio de jogar em casa. Porém, o mandante na partida será o Nova Iguaçu, que fez um grande Campeonato Carioca. Foi finalista do último certame. Na primeira fase, ficou com a segunda colocação atrás do Flamengo, garantindo presença nas semifinais. Nesta fase, o Nova Iguaçu despachou o próprio Vasco e avançou para a final. Na decisão, perdeu os dois jogos para o Flamengo. Na outra semifinal, o Flamengo passou pelo Fluminense. O Botafogo não conseguiu avançar para as semifinais e disputou a Taça Rio. E foi campeão ao derrotar o Boavista.

No Carioca, o Vasco aposta no técnico André Jardine, que subiu da Série B para a Série como comandante do Santos, no ano passado. Carille foi apresentado esta semana. Perguntado sobre sua fama de treinador “retranqueiro”, o treinador não se incomodou em comentar sobre o tema. “Isso foi por conta de 2019, onde o Corinthians ali era um time totalmente reativo e foi o que a gente achou para aquele ano, pelas características dos jogadores. E mesmo assim foi um ano de resultado, onde o futebol não era legal, mas foi um futebol de resultado... Isso não me incomoda porque foi uma verdade. Deixei muito claro em todas às vezes que nós iríamos jogar daquele jeito”, disse o treinador.