Flamengo pode ser campeão brasileiro nesta terça-feira
O Rubro-Negro enfrenta o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pela antepenúltima rodada
Por Luciano Neves
Créditos: Gilvan de Souza
A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro será aberta nesta terça-feira (25) com dois jogos envolvendo os dois primeiros colocados. O líder Flamengo visita o Atlético-MG, às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. No mesmo horário, o Palmeiras encara o Grêmio, na Arena em Porto Alegre. Depois destes jogos, Rubro-Negro e Verdão decidem a Libertadores da América no próximo sábado (29), em Lima. Mas os resultados desta terça podem dar o título antecipado ao Flamengo.
No último sábado, o Rubro-Negro deu um passo importante na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro venceu o Bragantino por 3 a 0 e, com o empate entre Palmeiras e Fluminense, em jogo simultâneo, tem a chance de ser campeão nacional já nesta rodada.
Para isso, o clube carioca precisa de uma vitória sobre o Galo, somada a uma derrota do Palmeiras diante do Grêmio. Com essa combinação, o Flamengo chega aos 77 pontos, enquanto o Verdão permaneceria com 70. Restando apenas dois jogos e, portanto, seis pontos em disputa até o final do Brasileirão, o Rubro-Negro garantiria a primeira colocação da tabela. Qualquer outro resultado deixa a disputa em aberto. Na tabela, o Flamengo lidera com 74 pontos, quatro de vantagem para o Verdão. No entanto, o meia Arrascaeta evitou falar sobre título antecipado. “Pensamos só em nós. Pensamos só em buscar a vitória, independentemente do que aconteça. Todo ano a gente está brigando por coisas importantes. Estamos na reta final de Brasileira muito bem, estamos na final da Libertadores. Temos mais uma decisão fora de casa”, disse Arrascaeta.
Caminho livre?
O Flamengo terá pela frente um time com moral destruída. Afinal de contas, o Atlético-MG perdeu o título da Copa Sul-Americana no último sábado para o Lanús nos pênaltis, após empates sem gols no tempo normal e na prorrogação. No ano passado, o Galo ficou com dois vices, um na Libertadores da América, ao ser superado pelo Botafogo, e outro na Copa do Brasil, ao ser derrotado pelo próprio Flamengo. O treinador Jorge Sampaoli perdeu uma grande oportunidade de findar um significativo jejum de títulos na sua carreira. Sampaoli não conquista um título oficial desde a temporada 2020 quando, coincidentemente, comandava o Atlético-MG. Na ocasião, o técnico argentino levou o Galo à conquista do Campeonato Mineiro de 2020 em cima do Tombense, com placar de 3 a 1 no agregado. De lá para cá, Sampaoli passou por outros clubes, como Olympique de Marselha (França), Sevilla (Espanha), Flamengo e Rennes (França). Ele não chegou a erguer nenhuma taça por estas equipes.
Números do Verdão
O Palmeiras vive sua pior sequência na temporada de 2025. Com o empate sem gols diante do Fluminense, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira chegou a seu quarto jogo sem vencer. A última vitória palmeirense foi no dia 6 de novembro, um 2 a 0 sobre o Santos, no Allianz Parque, pela 35ª rodada do Brasileirão. Depois disso, sofreu duas derrotas e dois empates em sequência, contra Mirassol (2 a 1), Santos (1 a 0), Vitória (0 a 0) e Fluminense (0 a 0). Antes disso, a equipe havia somado duas sequências ruins, mas em ambas ficou apenas três jogos sem vitória. E é nesse período que o clube vive, ainda, um momento de instabilidade no ataque e não marca há três partidas, o que é sua pior sequência no ano. Artilheiro do ano com 23 gols, Flaco López está há nove jogos sem marcar, enquanto Vitor Roque, maior marcador do clube no Brasileiro, foi quem fez o último gol da equipe na derrota para o Mirassol. A dupla, que viveu seu auge nos últimos meses, tenta reencontrar o bom momento. Embora esteja vendo a chance de conquistar o Brasileiro mais distante, a equipe tenta reagir antes da final da Libertadores. E, para tentar recuperar a confiança, enfrenta o Grêmio, nesta terça-feira (25), às 21h30, pela 36ª rodada da competição nacional.
Créditos: Gazeta Esportiva
