Festival Literário de Cascavel abre inscrições para comerciantes e escritores
O evento será realizado na Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, entre os dias 2 e 4 de outubro.
Por Da Redação

A Secretaria Municipal de Cultura abriu as inscrições para empresários do setor livreiro e escritores de Cascavel e região que desejam participar da segunda edição do Flic, Festival Literário de Cascavel. O evento será realizado na Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, entre os dias 2 e 4 de outubro.
Dois editais distintos foram publicados: um para a comercialização de livros e outro para o lançamento de obras durante o festival. A secretária municipal de Cultura, Beth Leal, destacou a importância do evento para a democratização do acesso à literatura. "Esse festival literário é, sem dúvida, uma grande oportunidade para a população de Cascavel ter acesso às produções literárias do nosso município. Através das empresas que estarão expondo seus produtos e obras, daremos acesso de forma mais facilitada ao acervo literário para nossa população", afirmou.
Beth Leal também enfatizou o valor do livro como instrumento de conhecimento e companhia. "O livro é sempre um companheiro. Quem adquire o hábito da leitura nunca está sozinho. No momento da leitura, você tem uma gama de informações e conteúdos extremamente importantes para sua vida, que ajudam tanto no aspecto pessoal quanto profissional", completou a secretária.
Oportunidade para empresas e escritores
No segmento comercial, três empresas serão selecionadas para expor e vender livros durante o festival. Podem participar livreiros, editoras, distribuidoras e sebos itinerantes com registro jurídico regularizado. As obras comercializadas podem ser de diferentes gêneros, desde que tenham classificação livre. O edital com todas as regras e documentação exigida está disponível no linktr.ee/culturacascavel e no site oficial do Flic.
Para os escritores, o festival selecionará 18 autores para fazer o lançamento de seis títulos diários durante o evento. Podem ser inscritas obras literárias ou de outras áreas do conhecimento, escritas em língua portuguesa, de autoria individual ou coletiva. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível nos mesmos endereços digitais.
Compromisso com a cultura
A secretária Beth Leal reafirmou o compromisso da administração municipal com o incentivo à cultura em todas as suas vertentes. "Queremos dar ao Flic toda a importância que ele merece, porque faz parte do programa de governo do prefeito Renato Silva incentivar a cultura. A literatura é uma área muito importante da nossa formação cultural", declarou.
A programação oficial do Flic 2025 está em fase de finalização e será divulgada em breve. Entre as atrações já confirmadas, estão atividades para todas as idades, como contação de histórias, apresentações teatrais, palestras, mesas-redondas e oficinas literárias, todas voltadas para a valorização da leitura e do universo do livro.
