RESULT

Ex-soldado gaúcho que lutou na 2ª Guerra Mundial morre aos 103 anos

Capitão reformado do Exército, Elmo Diniz integrou a Força Expedicionária Brasileira e será velado no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda

Por Gazeta do Paraná

Ex-soldado gaúcho que lutou na 2ª Guerra Mundial morre aos 103 anos

O ex-combatente Elmo Diniz, um dos últimos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, morreu nesta segunda-feira (14) em Porto Alegre (RS), aos 103 anos. O capitão reformado do Exército integrava o seleto grupo de brasileiros que serviram na campanha da Itália, entre 1944 e 1945.

O Comando Militar do Sul (CMS) lamentou a perda e destacou a lucidez e generosidade do veterano. “Elmo era uma pessoa de muita bondade, que compartilhava conhecimento e deixou uma lembrança viva entre todos que tiveram a honra de conhecê-lo”, afirmou a nota de pesar.

Natural de Cruz Alta (RS), Elmo ingressou no Exército em 1939. Foi convocado para a FEB cinco anos depois e participou da logística de suprimentos às tropas brasileiras em solo europeu, com a responsabilidade de levar uniformes e materiais ao front de batalha. Permaneceu nas Forças Armadas até 1962, quando se aposentou como capitão.

Mesmo após deixar o serviço ativo, manteve uma relação próxima com o Exército e a memória dos ex-combatentes. Em 2024, Elmo organizou em sua casa um espaço dedicado à sua história, reunindo fotos, medalhas, documentos e homenagens recebidas ao longo da vida local que recebia, inclusive, visitas de estudantes do Colégio Militar.

A causa da morte, segundo a declaração de óbito, foi súbita e de origem cardíaca. O velório ocorrerá nesta terça-feira (15), das 9h às 11h, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre.

Acesse nosso canal no WhatsApp