Espera! Quase 4 mil crianças aguardam por vagas em Cmeis de Cascavel

A Defensoria Pública recebeu cerca de 100 demandas de pais ou responsáveis neste ano em busca de vagas nos Centros de Educação Infantil do Município

Por Eliane Alexandrino

Espera! Quase 4 mil crianças aguardam por vagas em Cmeis de Cascavel Créditos: Secom

Eliane Alexandrino/Cascavel

Cascavel tem 3.744 crianças que aguardam por vagas nos Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil), os dados são da Secretaria Municipal de Educação. As crianças estão inscritas no Cadun (Serviço de Cadastro Único para Vagas em Cmeis).

O município conta hoje com 59 unidades de Cmeis em funcionamento que ofertam turmas em período integral e parcial de acordo com a organização pedagógica e a demanda de cada comunidade.

A Gazeta do Paraná levantou junto à Defensoria Pública do Paraná que cerca de 100 pais ou responsáveis procuraram o órgão para disponibilidade de vagas na rede pública ou em instituições privadas de ensino infantil privadas da cidade no primeiro semestre deste ano.

É o caso da filha da designer de moda, Grazielle Oliveira, que precisou solicitar auxílio na Defensoria Pública para conseguir uma vaga para a filha. 

“Antes mesmo da minha filha nascer, ela já estava na fila de espera. Depois do nascimento foram mais 12 meses esperando sair uma vaga. Só consegui matricular ela em um Cmei da cidade após buscar ajuda na Defensoria Pública. Mas foram meses de espera, foi muito difícil, pois eu precisava trabalhar e não tinha com quem deixá-la”, explica.

De acordo com o Município, pelo menos 122 crianças estão frequentando instituições privadas de ensino, por meio de credenciamento que amplia a capacidade de vagas hoje.

Cascavel precisaria de pelo menos 21 novas unidades com capacidade de 180 vagas cada para zerar a fila hoje de espera.  Mas segundo a Secretaria Municipal de Educação, no momento apenas um Cmei está em fase de construção (Cmei Maria Selestina Mecabô) no Bairro Maria Luiza com capacidade de aproximadamente 216 vagas.

O município afirma que serão abertas 1.774 vagas futuras, mas não afirmou a partir de quando estarão disponíveis para a população. 

No Paraná são mais de 70 mil crianças na espera

Segundo o Nudij (Núcleo da Infância e Juventude) desde 2022 o Núcleo traça um levantamento em todo o Estado do Paraná sobre o déficit de vagas em Cmeis.  O trabalho transformou um diagnóstico de 200 municípios expondo a realidade da educação básica paranaense.

A divulgação da demanda por vagas em creches é obrigatória, segundo a Lei Federal nº14.851/2024, estabelece que as prefeituras devem adotar mecanismos de levantamento e publicação da fila por vagas na educação infantil. 

“O Núcleo da Infância e Juventude tem como missão fortalecer a atuação junto à rede de proteção à criança e ao adolescente, nas esferas estadual e nacional, promovendo a integração da instituição com demais atores do sistema. O presente trabalho também servirá para o Núcleo conceder apoio especializado aos defensores públicos nas comarcas, ajuizar demandas coletivas ou individuais estratégicas, atuar junto à Justiça no fortalecimento de famílias vulneráveis”, afirma o Nudij.

De acordo com o levantamento do Núcleo, no ano passado 70 mil crianças aguardavam por uma vaga nesses 200 municípios mapeados. A previsão de novas vagas para este ano de 2025 era de 31 mil. 

Em Cascavel em 2024 eram 4.639 crianças na fila de espera e a capacidade de atendimento do município segundo o Nudij era de 6.253. Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tinha 18 mil crianças de 0 a 3 anos.

Dados preliminares do DataSus, Cascavel teve em 2024 um total de 4.527 nascidos vivos na cidade.

A boa notícia é que de 2023 para 2025, Cascavel, por exemplo, está em queda em relação ao número de crianças na fila de espera, ou seja, nos últimos dois anos quase 2 mil crianças não ocupam mais essa fila, afirma o Núcleo.

 

Previsão de vagas futuras em Cascavel:

CMEI Maria Selestina Mecabô (em construção): 216 vagas

CMEI Bairro Neva: 160 vagas

CMEI Bairro Morumbi: 160 vagas

Super CMEI Cascavel Velho: 240 vagas

CMEI Bairro Brasília: 188 vagas

CMEI Emma Gnoatto: 240 vagas

CMEI Zilda Arns (salas modulares): 80 vagas

CMEI Selony Bueno (salas modulares): 80 vagas

CMEI Emanuel B. Portes (salas modulares): 80 vagas

Reforma e Ampliação do CMEI Gente Pequena: 47 vagas

Reforma e Ampliação do CMEI Peter Pan: 55 vagas

CMEI do Campo São João (Fomento Paraná): 57 vagas

CMEI do Campo São Salvador (Fomento Paraná): 57 vagas

CMEI do Campo Sede Alvorada (Fomento Paraná): 57 vagas

CMEI do Campo Juvinópolis (Fomento Paraná): 57 vagas

Foto: Secom

 

Acesse nosso canal no WhatsApp