Espécie humana do passado pode ter sido mais inteligente do que nós
Essa é a possibilidade levantada pela recente descoberta de que certos fósseis que antes se pensava terem pertencido a outras espécies eram, na verdade, de um grupo inteiramente novo de humanos antigos
Por Gazeta do Paraná
Paleontólogos descobriram uma espécie de humano antigo até então não reconhecida que viveu há 100.000 anos. Poderíamos ter vivido ao lado de outra espécie humana mais inteligente do que nós? Essa é a possibilidade levantada pela recente descoberta de que certos fósseis que antes se pensava terem pertencido a outras espécies eram, na verdade, de um grupo inteiramente novo de humanos antigos. Desde então, eles passaram a ser chamados de Homo juluensis (ou ‘pessoas com cabeça grande’).
Como o nome sugere, estes humanos antigos, que vagavam pelo que hoje é a China, tinham cabeça e cérebro significativamente maiores do que qualquer outra espécie humana – incluindo nós mesmos – levantando a possibilidade de que pudessem ter sido mais inteligentes do que somos hoje. Os cientistas acreditam que provavelmente caçavam cavalos e outros animais em pequenos grupos.
Pouco mais, entretanto, se sabe sobre esses humanos misteriosos. Se eles fossem mais inteligentes do que nós, por que foram extintos e nós não? Poderiam ser um híbrido de duas ou mais outras espécies humanas? Os autores do estudo explicam: “Está se tornando cada vez mais claro que [nos] fósseis de hominídeos do leste da Ásia… está presente um maior grau de variação morfológica do que originalmente assumido ou previsto. Na verdade, o registo da Ásia Oriental está nos levando a reconhecer quão complexa é a evolução humana de forma mais geral e realmente forçando-nos a rever e repensar as nossas interpretações de vários modelos evolutivos para melhor corresponder ao crescente registo fóssil”.
Créditos: Especial Ovnihoje.com