Esburacada, marginal da BR-277 receberá repavimentação próximo ao aeroporto
Alguns motoristas, na tentativa de fugir dos buracos, optam por trajetos mais longos
Por Bruno Rodrigo

Ver uma calota perdida pela marginal da BR-277, nas proximidades do aeroporto, é comum. O trecho com vários buracos e com asfalto irregular é um problema longínquo, que motoristas enfrentam diariamente. Mas quem faz a utilização do trecho, que fica em uma das regiões industrial de Cascavel, finalmente podem vislumbrar soluções para os problemas crônicos de infraestrutura da via. A Prefeitura anunciou nesta semana (17) a abertura da licitação para a pavimentação do trecho entre o viaduto do bairro Guarujá e o quilômetro 599, após o Aeroporto Regional. O investimento total será de R$ 25,4 milhões, com obras previstas para durar 450 dias.
O projeto, que será realizado com recursos do governo estadual e contrapartida municipal, busca acabar com um dos maiores transtornos enfrentados pelos condutores: buracos que se multiplicam a cada chuva, apesar das constantes operações tapa-buraco.
“Está muito a desejar o asfalto no trecho. Sem contar da falta de iluminação nas marginais. Está tudo horrível”, explicou o caminhoneiro, João Batista.
Serão pavimentados cerca de nove quilômetros nos dois lados da rodovia, melhorando a mobilidade de milhares de trabalhadores da região industrial. Além da pavimentação, o projeto prevê a ampliação das vias de sete para nove metros, a construção de mais de seis quilômetros de ciclovias e calçadas, além da instalação de iluminação em LED.
Insegurança
Para os trabalhadores da região, a obra é uma esperança de mais segurança no trajeto diário. As reclamações referentes aos buracos e ao barro presente na rodovia são frequentes.
“Tá bem complicado a marginal. Para nós que trabalhamos aqui e utilizamos diariamente, está difícil. Quando chove mesmo é bem complicado. Todo dia chegamos com o tênis cheio de barro. É só o pessoal enxergar, porque realmente é bem complicado, lidar com barro, poeira entre outros problemas ocasionados pela qualidade do pavimento”, disse Bruno Eduardo, que é funcionário de uma empresa às margens da via.
Com o fluxo intenso de caminhões e veículos de passeio, a precariedade da via não apenas aumenta o tempo de deslocamento, mas também representa riscos constantes de colisões e quedas de motociclistas. Alguns motoristas, na tentativa de fugir dos buracos, optam por trajetos mais longos, como o Contorno Oeste, gerando maior gasto de combustível e tempo.
“É cheia de buracos. Nossos caminhões que entram na empresa, precisam trafegar até outro trecho para acessar a BR-277, porque aqui não tem condições de trafegar. É muito buraco. Houve obras até uma parte da via e esperamos que chegue até aqui, para que nossos caminhões possam trabalhar normalmente. A gente pede uma melhoria, porque pagamos normalmente nossos impostos e precisamos utilizar esse trecho”, afirmou o empresário William Kothe.
O impasse sobre a responsabilidade da manutenção da via marginal vinha sido um entrave para solução do problema. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alegava que a responsabilidade é do município, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também aponta para a gestão municipal. Com isso, a Prefeitura de Cascavel encaminhou um pedido para um termo de cooperação entre as três entidades, garantindo uma solução definitiva para a gestão da infraestrutura.
A licitação, que será realizada no dia 31 de março, ocorrerá de forma eletrônica na plataforma do Governo Federal. O regime adotado será o de menor preço, com valores fixos e sem reajustes.
Trincheira
Outra importante obra que deve aliviar o trânsito na BR-277 é a construção de uma trincheira entre a Rua Munique, no bairro Cascavel Velho, e a Rua Waldemar Casagrande. O projeto, aprovado pelo DER, conta com investimento de R$ 20 milhões e já recebeu autorização do DNIT para ser executado.
“Já estamos aqui na prefeitura, internamente, organizando toda a documentação para abrir esse processo licitatório e iniciar essa obra tão importante da trincheira no Cascavel, para então fechar esse trevo da Portal que é muito perigoso”, afirmou o secretário de obras do município, Sandro Camilo Ranci.
A obra beneficiará cerca de 65 mil moradores, reduzindo os riscos de acidentes e atropelamentos na região. Em 2024, foram registrados 37 acidentes no trevo, com 40 feridos, números superiores aos de 2023. Além da trincheira, estão previstas a construção de duas rotatórias e a ampliação para quatro faixas de rolamento, facilitando futuras duplicações da rodovia.
Com essas melhorias, espera-se que a infraestrutura viária de Cascavel dê um salto significativo, garantindo maior segurança e mobilidade para moradores e trabalhadores da região.
Há também um impasse no fechamento do Trevo da Portal. As autoridades defendem o fechamento do local, enquanto moradores argumentam que o impedimento de tráfego no Trevo pode causar transtornos no trânsito da região.
O Governo do Estado já liberou R$ 20 milhões a fundo perdido para a obra, e a Secretaria de Obras de Cascavel anunciou que recebeu um despacho favorável do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para iniciar o processo licitatório.
O município também solicitou ao Instituto Água e Terra a Autorização Florestal necessária para a implantação da trincheira sobre a BR-277, prevista para o trecho entre os km 585 e 595. No entanto, o Instituto de Planejamento de Cascavel informou que o projeto ainda está sob análise do DNIT em Brasília.