Eliminatórias Sul-Americanas já têm seis classificados à Copa do Mundo de 2026
Uruguai, Colômbia e Paraguai se juntaram a Argentina, Brasil e Equador
Por Luciano Neves

Com a penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas concluída na quinta-feira, seis seleções já garantiram presença na Copa do Mundo 2026: Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai. A disputa agora se concentra nas vagas da repescagem, com Bolívia e Venezuela na briga, enquanto Chile e Peru estão eliminados. A situação da repescagem é a única que segue indefinida. A Venezuela, com 18 pontos, e a Bolívia, com 17, ainda podem garantir a vaga em confrontos diretos na última rodada, marcada para terça-feira (09). Na última rodada, a Bolívia recebe o Brasil, e a Venezuela enfrenta a Colômbia. A Argentina segue líder isolada com 38 pontos, enquanto o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 e subiu à vice-liderança, encerrando a rodada com 28 pontos. O Uruguai confirmou seu lugar no Mundial ao vencer o Peru por 3 a 0 e chegou a 27 pontos, assumindo a terceira posição. O Equador, já classificado, caiu para a quarta colocação com 28 pontos, e a Colômbia garantiu a quinta vaga direta com 25 pontos ao derrotar a Bolívia por 3 a 0.
O Paraguai também se classificou, empatando em 0 a 0 com o Equador e alcançando 25 pontos, na sexta posição. O Chile, com apenas 10 pontos e na lanterna das Eliminatórias, e o Peru, com 12, estão matematicamente sem chances de classificação.
A Copa de 2022, no Catar, teve apenas quatro representantes da América do Sul. Agora, pode ter até sete seleções, caso Venezuela ou Bolívia conquistem a última vaga por meio da repescagem. O recorde de times sul-americanos na Copa ocorreu justamente na primeira edição do Mundial, em 1930, no Uruguai. Na ocasião, sete representantes da América do Sul estiveram na disputa. A Copa disputada no Uruguai há quase cem anos teve a presença do país anfitrião, a Argentina, o Chile, o Brasil, a Bolívia, o Peru e o Paraguai.
Comemoração
O Paraguai comemorou, e muito, a classificação matemática para a Copa do Mundo. Isso porque volta a disputar o Mundial depois de ter ficado de fora das três últimas edições. A última participação do Paraguai foi na Copa de 2010, na África do Sul. Na ocasião, registrou a melhor campanha na história das Copas e chegou nas quartas de final.
Créditos: Gazeta Esportiva