Duelo brasileiro nas oitavas da Libertadores
Flamengo e Internacional fazem o jogo de ida das oitavas de final nesta quarta-feira, no Maracanã
Por Luciano Neves

A presença de seis times brasileiros na fase de oitavas de final da Libertadores da América aumentou a possibilidade de um confronto entre equipes do mesmo país, algo que foi consumado no sorteio desta etapa da competição. Flamengo e Internacional farão nesta quarta-feira (13) o duelo de maior peso nas oitavas da Libertadores. O jogo de ida será às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Isso porque, o Flamengo, do técnico Filipe Luís foi o segundo colocado na fase de grupos. Na fase anterior, o Rubro-Negro ficou com a segunda posição no Grupo C com os mesmos onze pontos da líder LDU e do terceiro colocado Central Córdoba. Ou seja, foi uma chave bem equilibrada, decidida na última rodada. O Internacional, de Roger Machado, também vivenciou um grupo equilibrado. Mas o Colorado foi o líder do Grupo F, também com onze pontos. A chave teve outro brasileiro, o Bahia, que ficou com o terceiro lugar. Quem avançou em segundo lugar foi o Atlético Nacional da Colômbia. Desse modo, a partida de volta das oitavas será na próxima quarta (20), em Porto Alegre.
Flamengo e Internacional já se enfrentaram uma fase de mata-mata de Libertadores da América. O último encontro entre eles ocorreu nas quartas da edição de 2019 que, por sinal, foi vencida pelo Flamengo. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu o jogo de ida por 2 a 0 e despachou o Colorado com um empate em 1 a 1, no Beira-Rio.
Crise?
Os dois times amargaram eliminações em outra competição de mata-mata na semana passada. Ambos foram eliminados da Copa do Brasil, o que deu um leve incômodo para Filipe Luís e deixou o ambiente mais tumultuado para Roger Machado. O Flamengo se despediu da competição nacional para o Atlético-MG, nos pênaltis, e o Inter caiu diante do Fluminense. No entanto, ambos melhoraram o clima, já que venceram pelo Brasileirão no fim de semana. O Flamengo fez 2 a 1 no Mirassol e o Internacional superou o Bragantino por 3 a 1 fora de casa.
O classificado do duelo brasileiro na Libertadores irá enfrentar quem passar do confronto entre Cerro Porteño e Estudiantes da Argentina. As duas equipes fazem o jogo de ida das oitavas nesta quarta-feira, ás 19 horas, no La Nueva Olla, no Paraguai.
Libertadores
A Conmebol definiu o local onde será disputada a final da Copa Libertadores de 2025. A decisão, marcada para acontecer no dia 29 de novembro, acontecerá no Estádio Monumental, em Lima, no Peru, que tem capacidade para mais de 80 mil pessoas. O local foi palco da primeira final de jogo único, em 2019, com o Flamengo campeão sobre o River Plate. A cidade de Lima já estava definida como sede, mas sem detalhe sobre o palco, que foi confirmado nesta semana, quando se inicia a disputa das oitavas de final. Seis brasileiros (Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo) seguem brigando pelo título.
O Brasil teve representantes nas seis últimas finais do continental, sendo quatro decisões entre clubes brasileiros: Palmeiras x Santos (2020), Palmeiras x Flamengo (2021), Flamengo x Athletico-PR (2022) e Botafogo x Atlético-MG (2024). As outras decisões foram entre Flamengo x River Plate, e Fluminense x Boca Juniors e também consagraram os brasileiros como campeões.
Essa é a segunda vez que a Conmebol repete a sede da decisão desde que foi implementada a final única (2019). O outro estádio que recebeu por duas vezes a final da Libertadores foi o Maracanã, que viu, em 2020, o Palmeiras campeão sobre o Santos, e em 2023, o Fluminense, em cima do Boca Juniors.
Créditos: Luciano Neves
