GCAST

Os números do Cascavel na temporada de 2025

Time teve desempenho abaixo do que era projetado para a temporada

Por Luciano Neves

Os números do Cascavel na temporada de 2025 Créditos: Assessoria Cascavel

A temporada do time principal do Futebol Clube Cascavel ainda não acabou. Afinal de contas, a equipe está confirmada na Taça FPF, competição estadual que irá premiar o campeão com uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. A Taça FPF terá a presença de dez equipes, divididas em duas chaves de cinco. O certame inicia no mês de setembro e irá até dezembro.

Mas os principais objetivos definidos para a atual temporada não foram cumpridos. Quando começou o ano, em 2025, o Cascavel tinha a pretensão de conquistar o acesso à Série C, ir o mais longe possível na Copa do Brasil e voltar para as cabeças do Campeonato Paranaense. No entanto, com base nestas metas, o desempenho do time ficou abaixo do projetado. Logo, o balanço é negativo.

Em sua primeira competição oficial na temporada, o Cascavel não conseguiu avançar para as quartas de final do Campeonato Paranaense. Foi eliminado na última rodada com uma derrota em casa por 3 a 1 para o Rio Branco de Paranaguá, que foi um dos rebaixados no Estadual. Das onze edições que o Cascavel disputou na elite estadual, nove foram com o mesmo formato. Em apenas duas vezes o time não avançou para as quartas, uma em 2016 e a outra no Estadual deste ano. Com a eliminação no Estadual, o clube encerrou o trabalho de Silvinho Canuto e trouxe Tcheco de volta.

A reestreia do treinador foi emblemática. O Cascavel eliminou o América-MG na estreia da Copa do Brasil com a vitória por 1 a 0. Na segunda fase, o Cascavel tinha uma chance plausível de avançar para a terceira fase da competição pela primeira vez, já que enfrentou a Aparecidense, time de Série D, na segunda fase. Mas perdeu por 1 a 0 e se despediu da competição.

Na Série D, o time se reorganizou e conseguiu passar para a segunda fase depois de duas temporadas com eliminações na primeira fase. A vaga no mata-mata só veio na última rodada, quando o Cascavel jogava pelo empate mas venceu o Uberlândia por 2 a 1. A Serpente Aurinegra avançou no quarto lugar no Grupo A7. Na segunda fase, foi eliminado pelo Barra com duas derrotas. A primeira delas, 1 a 0 no Olímpico, colocou um ponto final na segunda passagem de Tcheco. Cesar Bueno, treinador do time Sub-20, assumiu a equipe principal de maneira interina, mas não conseguiu evitar a eliminação com a derrota por 3 a 0, na partida de volta. Na atual temporada, o clube fez 29 jogos oficiais com nove vitórias, dez empates e dez derrotas, um aproveitamento de 42,5%. Em 2025, o ataque cascavelense não funcionou como o esperado. Marcou apenas 23 gols, média de 0,7 por partida. E a defesa foi vazada 30 vezes.

 

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp