“Distrito de Mídia” é versão compacta da Time Square em Curitiba
Projeto transforma trecho da Marechal Deodoro em polo de publicidade digital e símbolo do redesenvolvimento do Centro
Créditos: Levy Ferreira/SECOM
Desde terça-feira (21/10), a Praça Zacarias está ainda mais iluminada, com os três primeiros painéis de LED do chamado Distrito de Mídia — o novo polo de publicidade digital autorizado pela Prefeitura de Curitiba. O espaço compreende o trecho da Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade, e foi planejado como uma versão local e compacta da Times Square, em Nova Iorque.
O secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto, destacou que a iniciativa está alinhada à proposta de revitalização do Centro. “É uma iniciativa que vem ao encontro da proposta de redesenvolvimento do Centro, do prefeito Eduardo Pimentel, que vai estimular quem tem interesse em dar mais visibilidade ao seu negócio a anunciar também nas fachadas, paredes e topos de edifícios”, disse Bonatto.
Com potencial para abrigar até 20 mil m² em publicidade, o Distrito de Mídia busca atrair grandes campanhas e integrar tecnologia, inovação urbana e qualidade de vida para moradores, visitantes e trabalhadores da região.
Primeiros painéis acesos
Os novos luminosos têm 4,5 metros de largura por 85 centímetros de altura e foram instalados acima da fachada da Ótica Bella Visão, no prédio que abrigou por cerca de 50 anos a tradicional Confeitaria Lancaster, na Praça Zacarias. Essa é a nona loja do grupo e a quinta unidade no Centro de Curitiba.
Os proprietários Claudinei Barbieri Jora e Nayala Kauana Fernandes Morais Jora aproveitaram as regras diferenciadas de publicidade externa criadas pela Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) para investir no espaço. O gestor de marketing e tecnologia do empreendimento, Thiago Romano Bedenarski Antunes, contou que o investimento foi de cerca de R$ 150 mil, valor que já vem despertando o interesse de comerciantes vizinhos.
“Compensa muito esse aporte porque a nossa expectativa é de crescimento, para a ótica e para os demais comerciantes que vieram conversar para saber como foi e quanto custou. O público está voltando e, em breve, não vai ter porta para locação por aqui”, afirmou Antunes, apostando na retomada do comércio físico após os anos difíceis da pandemia.
Novas regras para publicidade
As mudanças foram regulamentadas pelo Decreto 1891/2024, que define condições especiais para publicidade no trecho entre a Travessa da Lapa (altura do Correio Velho) e a Praça Zacarias.
Além de painéis gigantes de LED e letreiros em neon no alto dos prédios, os lojistas agora podem ocupar uma área maior para exibir suas marcas em fachadas, topos e paredes, em comparação à legislação anterior (Lei 8471/1994). Imóveis de interesse de preservação (UIP) seguem regras específicas previstas no Decreto 976/2024.
Para aderir ao programa, o comerciante deve possuir alvará de funcionamento e preencher o formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura, informando o nome do estabelecimento e a área a ser utilizada para o letreiro. O licenciamento tem cobrança anual, cujo valor varia conforme a metragem da área ocupada.
Com o acendimento dos primeiros painéis, o Distrito de Mídia marca o início de uma nova fase para o Centro de Curitiba, unindo tradição, modernização e oportunidades para o setor publicitário local.
