GCAST

Dia da Mães: Lojistas esperam aumentar em 5% nas vendas

Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio o presente do Dia das Mães vai estar mais caro este ano, mas 66% dos filhos pretendem presentear

Por Eliane Alexandrino

Dia da Mães: Lojistas esperam aumentar em 5% nas vendas Créditos: Assessoria

Eliane Alexandrino/ Cascavel

A segunda data mais esperada pelos lojistas está se aproximando, o Dia das Mães, neste ano será no próximo domingo (11). Segundo o Sindlojas (Sindicato dos Lojistas de Cascavel) a expectativa é que os comerciantes aumentem em 5% as vendas nesta semana. 

“Nós esperamos um acréscimo de 5% nas vendas nos dias que antecedem a data comemorativa. Depois do Natal esta é a segunda lucrativa para os empresários, e dependendo do setor, é a melhor data, ou seja, a que mais vende”, explica o presidente do Sindlojas, Leopoldo Furlan.

Ainda segundo o sindicato, cada empresário vai poder conduzir o horário de atendimento, pois não é obrigatório abrir até mais tarde nesses dias. O acordo foi feito entre o Sindec (Sindicatos dos Empregados do Comércio de Cascavel) e o Sindlojas. 

“Pesquisas indicam que 61% das compras para os dias das mães serão feitas de forma presencial, por isso a orientação é que os filhos não deixem para última hora para fazer as compras”, aconselha Furlan. 

Entre os presentes mais cobiçados então: Roupas, bolsas e calçados, correspondem a 42%, perfumes e cosméticos (19,5%), flores (6,9%), jóias, bijuterias e acessórios (6,9%0. E segundo a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) o presente do Dia das Mães vai estar mais caro este ano, mas 66,6% dos consumidores pretendem presentear no próximo domingo. Outros 10,7% ainda estão indecisos, 22,7% afirmam que não irão comprar presentes por motivo de ausência ou falecimento da mãe e o restante diz que não irá presentear por estar com dificuldades financeiras ou desempregado.

Ainda segundo a pesquisa, a maioria vai pagar à vista (42,6%) e os demais para o vencimento do cartão de crédito (31,1%). O preço médio este ano do presente é de R$ 154,40 no Paraná.  

Agora quem pretende levar a mãe para almoçar no próximo domingo o custo será mais alto, um aumento de 8,57% se comparado a data do ano passado.

“A recomendação é que os filhos/consumidores vão às compras já no começo da semana, principalmente procurando roupas/calçados, primeiro por causa do tamanho, e se deixar para sábado, o fluxo de consumidores é maior, o que deixa menos funcionários disponíveis para o atendimento”, orienta Furlan.

A pesquisa também apontou que 92% das entrevistadas esperam receber algum presente no domingo. E deste total, pelo menos 32%, querem ganhar uma viagem de presente dos filhos. 

O que diz o economista?

O acréscimo da inflação nos últimos meses vai impactar diretamente os preços dos presentes no Dia das Mães neste ano. O conjunto de itens que compõem a cesta de consumo registrou uma alta de 7,19% acima da média nacional, que é de 5,63%. No ano 

“A inflação neste ano está significativamente mais alta, isso indica que os consumidores vão encontrar preços mais elevados em grande parte dos produtos tradicionalmente procurados para esta data. Com este cenário, é natural que muitos consumidores paranaenses busquem o parcelamento no cartão de crédito, na hora de comprar o presente”,  comenta o economista da Fecomércio do Paraná, Lucas Dezordi.

 

Horário especial no comércio de Cascavel: 

Quinta-feira:

Das 9h às 20H

Sexta-feira:

Das 9h às 20h

Sábado

Das 9h às 18h

 

Foto: Assessoria