Deputado Fabio Oliveira divulga ferramenta de fiscalização dos pedágios no WCD Curitiba
O evento, que integra a programação oficial do WCD Curitiba 2025, reuniu lideranças políticas para discutir soluções inovadoras aos desafios urbano

O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) foi um dos debatedores da mesa-redonda “Cidades criativas: políticas públicas que incentivam a inovação e melhoram a qualidade de vida”, realizada nesta terça-feira (22), no auditório da UniOpet, em Curitiba. O evento, que integra a programação oficial do WCD Curitiba 2025, reuniu lideranças políticas para discutir soluções inovadoras aos desafios urbanos.
Durante sua participação, Fabio Oliveira apresentou a nova plataforma digital desenvolvida pela Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura, que atua na fiscalização das concessões de pedágio no Paraná. A ferramenta tem como objetivo ampliar a transparência e permitir maior controle social sobre os contratos firmados com as concessionárias de rodovias no estado.
Também divulgada na Smart City Curitiba, a plataforma permite que qualquer cidadão acompanhe, em tempo real, o andamento das obras previstas nos contratos de concessão.
“É uma forma de colocar a tecnologia a serviço da população, garantindo fiscalização efetiva, combate ao descumprimento contratual e respeito ao dinheiro do contribuinte. Fiscalizar não é apenas dever dos poderes públicos, mas um direito da sociedade”, afirmou o deputado, que coordena a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura.
Fabio Oliveira destacou que a iniciativa é resultado direto do trabalho da Frente, que tem promovido reuniões técnicas, audiências públicas e encontros com órgãos de controle, concessionárias, representantes do setor produtivo e entidades de classe da engenharia.
A mesa-redonda também contou com a presença dos vereadores Indiara Barbosa e Rodrigo Marcial, além do deputado estadual Goura, sob mediação da jornalista Kelli Kadanus.
“A cidade criativa é aquela onde a informação circula livremente e o poder público responde com responsabilidade, inovação e eficiência”, concluiu Fabio Oliveira.
Créditos: ALEP