Depois da Copa do Brasil, Galo e Timão jogam pelo Brasileiro

O Corinthians garantiu a vaga ao passar pelo Novorizontino e o Atlético-MG eliminou o Maringá

Por Luciano Neves

Depois da Copa do Brasil, Galo e Timão jogam pelo Brasileiro Créditos: Agência Corinthians

O Corinthians enfrenta o Atlético-MG neste sábado (24), na Arena MRV, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 21 horas. O Timão não vem jogando bem, mas está conseguindo bons resultados no começo do trabalho de Dorival Júnior. Na última quarta-feira, a equipe ganhou do Novorizontino na Neo Química Arena, por 1 a 0, e confirmou a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Já no Brasileirão, o time do Parque São Jorge também vem de vitória, em cima do Santos, e ocupa o oitavo lugar da tabela de classificação, com 13 pontos. Do outro lado, o Atlético-MG também avançou às oitavas da Copa do Brasil ao golear o Maringá, por 4 a 0, na quarta-feira. Na Série A, a equipe comandada por Cuca empatou com o Cruzeiro sem gols na última rodada. O Galo está uma posição abaixo do Corinthians no torneio, com a mesma pontuação.

Além da classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, Dorival Júnior comemorou, na última quarta-feira, sua quinta vitória no comando técnico do Corinthians. O Timão bateu o Novorizontino por 1 a 0, com gol de Yuri Alberto. Com a vitória, o comandante alcançou 76% de aproveitamento em seu início pelo Alvinegro Paulista. Além dos cinco triunfos, a equipe corintiana também acumulou um empate e uma derrota com Dorival. De acordo com o Sofascore, o Corinthians conquistou bons números ofensivos no período. Em sete jogos disputados, o Timão balançou as redes dez vezes e criou 15 grandes chances.

 

Copa do Brasil

A terceira fase da Copa do Brasil chegou ao fim na quinta-feira. Após 32 confrontos — se somados jogos de ida e volta —, 16 clubes garantiram vaga nas oitavas de final. Confira abaixo todos os times que avançaram, dentre eles Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O quarto paulista na lista de classificados é o Bragantino. Também avançaram os cariocas Flamengo, atual campeão, Fluminense, Vasco e Botafogo. Os dois gigantes de Minas seguem na disputa: Cruzeiro e Atlético-MG. Apenas dois representantes da região sul seguiram na Copa do Brasil: o Internacional e o Athletico-PR. E são outros quatro representantes da região nordeste: o Bahia, o Retrô e dois times de Alagoas, os rivais CRB e CSA. A fase de oitavas da Copa do Brasil terá doze times da Série A do Brasileiro, dois da Série B e dois da Série C.

Os embates da próxima fase da competição, que também ocorrerão no formato de ida e volta e serão decididos através de disputa de pênaltis em caso de empate no placar agregado, ainda não possuem uma data definida para serem sorteados, mas serão realizados nas semanas dos dias 30/07 (ida) e 06/08 (volta).

 

São Paulo faz duelo paulista com o Mirassol

 

O São Paulo recebe o Mirassol neste sábado (24), às 18h30, no Morumbis, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Atual 11º colocado do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos, o São Paulo precisa emplacar uma sequência de vitórias na competição para subir na tabela, já que possui apenas dois triunfos em nove jogos. Já o Mirassol aparece logo atrás, em 12º lugar, com 11 tentos, e também almeja figurar na parte de cima da tabela. Por isso, o time do interior paulista precisará surpreender o São Paulo em pleno Morumbis.

O São Paulo pode enfrentar o Mirassol com um time alternativo. Apesar da necessidade de vitória no Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem boas chances de contar com uma equipe mista devido à desgastante sequência de jogos. Três dias depois de enfrentar o Mirassol, o São Paulo disputará seu último jogo da primeira fase da Libertadores e quer avançar às oitavas de final como líder do Grupo D. Por isso, a tendência é que Zubeldía opte por usar força máxima no duelo com o Talleres na próxima terça-feira (27). Desta forma, jogadores menos utilizados tendem a ganhar uma oportunidade como titulares no sábado, contra o Mirassol. Embora o confronto pelo Brasileirão também seja importante, não é segredo para ninguém que o São Paulo acaba sendo obrigado a priorizar as copas por não ter um elenco tão numeroso. “Tudo é prioridade. A ideia é estar nas três frentes da melhor maneira. Então, temos que ir crescendo no Brasileirão, passando fase a fase na Copa do Brasil e, claro, na Libertadores tratar de fechar na primeira colocação. Não vai ser fácil, mas vamos tentar”, comentou o técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, sem dar pistas sobre o time.

 

Flu e Vasco fazem clássico carioca

A décima rodada do Campeonato Brasileiro será aberta neste sábado (24) com o clássico carioca entre Fluminense e Vasco, que jogam às 18h30, no Maracanã. Ambos atuaram no meio de semana pela Copa do Brasil. O Fluminense, mandante no jogo, passou com tranquilidade pela Aparecidense e venceu de goleada por 4 a 1. Já o Vasco despachou o Operário de Ponta Grossa nos pênaltis, após um empate em 1 a 1, no tempo normal. No Brasileirão, o Tricolor das Laranjeiras aparece no sétimo lugar com 14 pontos ganhos. O Vasco é o 13º com dez. Além disso, ambos mostram equilíbrio no retrospecto recente. Nos últimos 5 jogos, foram 2 vitórias para cada lado e 1 empate. O Fluminense sofreu gols nos últimos 3 confrontos contra o Vasco. As equipes têm um desempenho semelhante nos gols marcados e sofridos no Brasileirão. O Fluminense marcou 11 vezes contra 10 do Vasco, enquanto ambos sofreram 11. E no jogo deste sábado, o novo técnico do Vasco, Fernando Diniz, irá reencontrar o Fluminense pela segunda vez, desde que saiu das Laranjeiras em 2024. Na ocasião anterior, o treinador, dirigindo o Cruzeiro, perdeu do Tricolor por 1 a 0.

 

 

Créditos: Gazeta Esportiva