Curitiba inicia concretagem de laje no viaduto da Linha Verde
Obra integra o Complexo Tarumã e vai dobrar a largura da estrutura, ampliando a capacidade de tráfego e melhorando a integração metropolitana
Por Da Redação

A Prefeitura de Curitiba deu início à concretagem da primeira laje estrutural do novo viaduto sobre a Linha Verde, na altura da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. A intervenção faz parte do alargamento da estrutura viária que integra o Complexo Tarumã, um dos principais projetos de mobilidade urbana da cidade.
A laje concretada nesta sexta-feira (1º) está localizada na Via Marginal Direita, sentido São Paulo, e corresponde ao primeiro de quatro vãos que compõem a nova superestrutura do tabuleiro do viaduto. A nova pista ainda não está aberta ao tráfego, o que permitiu a execução dos trabalhos sem impacto na circulação de veículos.
Com 360 metros quadrados, essa primeira laje recebeu 64 metros cúbicos de concreto e 3,5 toneladas de aço. Quando finalizado, o viaduto passará de 24 para 50 metros de largura. “As lajes são elementos fundamentais da superestrutura do viaduto. Elas distribuem o peso do tráfego para as vigas e pilares já executados anteriormente”, explicou Manuela Marqueño, diretora do Departamento de Pavimentação.
Na sequência da concretagem, serão construídas as barreiras de proteção, aplicadas as camadas de pavimentação — com acabamento em asfalto — e implantadas calçadas para pedestres. A próxima etapa de concretagem será realizada na Via Marginal Esquerda, no sentido Curitiba.
Simultaneamente, seguem os trabalhos estruturais iniciados no domingo anterior (27), com o içamento das vigas transversinas — peças metálicas que sustentam as vigas longarinas da nova estrutura. A operação mobilizou guindastes e equipes especializadas e foi realizada entre 8h e 20h. Cada estrutura levou cerca de três horas para ser instalada.
O Complexo Tarumã contempla, além da duplicação do viaduto, a requalificação de 12 ruas do entorno, paisagismo, iluminação e melhorias em praças. As alças de acesso, que totalizam 8 quilômetros de novas vias, estão em fase final de execução, com serviços de sinalização e paisagismo em andamento.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o novo viaduto contará com três faixas de tráfego em cada sentido, canaleta exclusiva para ônibus, estações-tubo e calçadas. “Com isso, a integração entre as linhas da capital e da Região Metropolitana será mais eficiente e confortável para os usuários”, afirmou.
A estrutura permitirá ainda a implantação de uma estação-tubo sobre o viaduto e outra sob ele, promovendo a chamada integração temporal entre os ônibus da Linha Verde e os que conectam Curitiba aos municípios de Pinhais e Piraquara.
Além da concretagem da laje, estão em andamento a pavimentação das vias marginais e locais da Linha Verde, com aplicação de massa asfáltica após a preparação do pavimento. Os ramos sob o viaduto também estão sendo preparados para funcionarem como retornos e pontos de parada de ônibus.
Serviços de drenagem estão sendo executados na Avenida Victor Ferreira do Amaral e nas vias locais. A previsão da Prefeitura é que essas obras estejam concluídas até dezembro. A coordenação e fiscalização dos trabalhos são realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Créditos: Secom