Curitiba aposta em experiências imersivas para atrair mais turistas
Cidade reforça projeto de Destino Turístico Inteligente e apresenta novas vivências desenvolvidas por empreendedores locais para valorizar cultura, bem-estar e sustentabilidade.
Por Da Redação

Com foco em tornar a cidade uma referência em inovação turística, Curitiba deu mais um passo rumo à consolidação como Destino Turístico Inteligente (DTI). A proposta é transformar a jornada dos visitantes por meio de experiências autênticas, marcantes e multissensoriais – desde o planejamento da viagem até o retorno para casa.
Na manhã de quarta-feira (6), empreendedores, representantes do setor e técnicos do Instituto Municipal de Turismo participaram da reunião da Governança Curitiba DTI, realizada no espaço anexo ao Restaurante Escola do Senac, no Centro. O encontro marcou a transição do antigo “Ecossistema Curitiba DTI” para a nova “Governança Curitiba DTI”, reforçando o modelo participativo da iniciativa.
O objetivo é envolver ativamente os agentes do setor produtivo na construção de soluções, propostas e produtos turísticos inovadores. Ao apresentar o funcionamento da nova governança, a reunião convidou os empresários a integrarem o grupo de forma permanente, ampliando o diálogo com o poder público e contribuindo diretamente para o fortalecimento do turismo na capital.
“Estamos construindo uma política pública de turismo que valoriza a colaboração e a inovação. Ao envolver o setor produtivo de forma ativa, ampliamos o potencial de Curitiba se posicionar como destino inteligente, acessível, sustentável e com experiências únicas para o visitante”, afirmou o coordenador de DTI do Instituto Municipal de Turismo, Wellington Rafael Medeiros.
Durante o encontro, foram apresentadas 15 experiências turísticas criadas por 17 empreendedores que participaram da Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência – metodologia desenvolvida pelo Sebrae/PR, com apoio técnico e financeiro do Instituto Municipal de Turismo. Três dos projetos foram desenvolvidos em parcerias entre empresários.
As propostas apresentadas têm como base o que Curitiba tem de mais genuíno: cultura local, bem-estar, sustentabilidade, hospitalidade e conexão com o território. Todas foram criadas ao longo de um processo de capacitação composto por workshops, mentorias e vivências práticas, com foco na transformação de vivências em produtos turísticos comercializáveis.
A reunião também contou com a entrega do mapeamento de canais de comercialização, uma ferramenta que auxilia os empreendedores a ampliar a visibilidade e as vendas de seus produtos. Os resultados de uma consulta sobre estratégias de promoção e comercialização também foram compartilhados com os participantes.
A programação da manhã foi encerrada com uma roda de conversa entre os empreendedores e membros da governança, além da mobilização para o lançamento de um e-book sobre cicloturismo – iniciativa que conecta turismo e mobilidade sustentável, destacando a bicicleta como alternativa viável de deslocamento e experiência.
Com essa nova etapa, Curitiba segue firme no propósito de se posicionar como um destino inovador, onde a tecnologia, a sustentabilidade e a participação da comunidade caminham juntas para oferecer ao turista uma vivência diferenciada e memorável.
Créditos: Secom