GCAST

Cuidado!

👉 Especialistas alertam: mamografia entre 40 e 49 anos não deve ser feita de forma rotineira.

Por Cidinha Marcon

Cuidado! Créditos: Imagem Ilustrativa

Cuidado!
Mulheres dos 40 aos 49 anos não devem fazer mamografia rotineiramente.
A recomendação é de uma força tarefa em saúde e divulgada em todo território americano. O grupo é composto por 16 especialistas em saúde, dos quais 9 são oncologistas. Anteriormente, os médicos recomendavam às mulheres que, a partir dos 40 anos, fizessem exames regularmente, todo ano. Para mulheres entre 50 e 74, a recomendação é de um exame a cada dois anos. E acima de 75, os riscos e benefícios são ainda desconhecidos. Segundo as pesquisas, cerca de 15% das mulheres na faixa dos 40 anos detectam o câncer através da mamografia, mas muitas outras criam falsas expectativas de resultados positivos, se tornam ansiosas e fazem biópsias desnecessárias. "Nós não temos nada contra a mamografia em mulheres na faixa dos 40 anos, apenas achamos que o exame não deva ser uma rotina", disse a Dra. Diana Petitti, vice-líder do grupo.


Olá!
Às vezes é preciso sentar à beira do caminho, respirar mais devagar, ouvir os versos dos passarinhos, sentir o perfume do dia, descansar os olhos numa flor, numa nuvem de algodão doce, numa poesia de asas coloridas e deixar o sol dourar a alma e o vento soprar... só soprar. E agradecer! Só agradecer! Às vezes é necessário sair da roda para alimentar a nossa essência e revigorar o equilíbrio para não nos perdermos de nós.


Uma ideologia da destruição
Foi na encruzilhada da história, com a ascensão da industrialização e o declínio dos monarcas, que foi oferecida à humanidade uma barganha faustiana: abandonar suas tradições e moral, e entrar numa nova era. A promessa era “o céu na terra”, e o custo era participar de um movimento para destruir a moral e a crença religiosa, e destruir qualquer um que se opusesse a este novo futuro (Karl Marx).


Pausa para a meditação
A compaixão diante do sofrimento alheio deve começar pelo respeito e compreensão pela dor de quem sofre. Não se prenda a levar ajuda a quem precisa apenas com o que possas suprir de imediato o que te falta ou fere. Saiba que a dor ou o sofrimento do outro tem um motivo justo. Mas, em momento algum faça qualquer julgamento, seja simplesmente o bálsamo que Deus lhe confiou para amenizar ou diminuir os infortúnios de quem está sofrendo. A dor e o sofrimento são frutos de um plantio em um passado distante ou recente que tem que ser colhidos no tempo divino! Assim, ajudemos-nos uns aos outros nessa colheita certa e necessária a cada um de nós, para que a vida floresça e nos traga novos frutos, com sabor doce da missão cumprida!

 


 

 

A Coleção Néctar-Primavera/Verão, em cartaz na Loja Gaucha, traduz a essência da temporada em cortes leves, paleta vibrante e tecidos respiráveis, pensados para acompanhar o ritmo do dia com sofisticação e conforto. Pra você se deliciar lindamente, em qualquer ambiente. Em todas as ocasiões.

 

Paleta de cores vibrantes fazem parte do arsenal nos modelitos. Corre pra conferir as tendências. Fotos: arquivo pessoal.

 

Elza e Gilberto Bordin comemorando 49 anos bem casados. Foto: arquivo pessoal.

 

Créditos: Cidinha Marcon Acesse nosso canal no WhatsApp