Criminalidade recua no Centro de Curitiba com reforço na segurança
A melhora nos índices ocorre após o lançamento da operação Centro Seguro, em fevereiro, fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado
Por Da Redação

A criminalidade no Centro de Curitiba caiu 6,7% nos cinco primeiros meses de 2025, reflexo direto da intensificação da presença policial na região. Segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), entre janeiro e maio foram registradas 5.801 ocorrências, contra 6.217 no mesmo período de 2024. A média atual é de um crime a cada 38 minutos. A informação é do Bem Paraná.
Os crimes contra a dignidade sexual apresentaram a maior queda proporcional, com redução de 31,3% (de 64 para 44 casos). Já os crimes contra a pessoa, como lesões corporais e homicídios, caíram 12,5%, e os crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, recuaram 5,4%.
Além da redução nos índices criminais, as apreensões de drogas aumentaram de forma significativa. A quantidade de maconha retirada de circulação saltou de 16,4 kg para 49,8 kg — alta de mais de 200%. Também cresceram as apreensões de crack (+235%) e LSD (+153%), enquanto cocaína e ecstasy registraram queda.
A melhora nos índices ocorre após o lançamento da operação Centro Seguro, em fevereiro, fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado. A iniciativa integra o projeto Curitiba de Volta ao Centro, que combina segurança pública, revitalização urbana e ações culturais.
Enquanto o Centro apresenta avanços, bairros como a CIC ainda enfrentam desafios: só nos seis primeiros meses de 2024, foram 15 homicídios dolosos na região, o maior número da cidade. Os dados positivos no coração da capital mostram que o reforço da segurança e ações integradas podem trazer resultados concretos, mas que isso não tem se refletido nas zonas mais afastadas do município, que seguem enfrentando altos níveis de criminalidade.
