RESULT

Criminalidade recua no Centro de Curitiba com reforço na segurança

A melhora nos índices ocorre após o lançamento da operação Centro Seguro, em fevereiro, fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado

Por Da Redação

Criminalidade recua no Centro de Curitiba com reforço na segurança Créditos: Carlos Costa/CMC

A criminalidade no Centro de Curitiba caiu 6,7% nos cinco primeiros meses de 2025, reflexo direto da intensificação da presença policial na região. Segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), entre janeiro e maio foram registradas 5.801 ocorrências, contra 6.217 no mesmo período de 2024. A média atual é de um crime a cada 38 minutos. A informação é do Bem Paraná.

Os crimes contra a dignidade sexual apresentaram a maior queda proporcional, com redução de 31,3% (de 64 para 44 casos). Já os crimes contra a pessoa, como lesões corporais e homicídios, caíram 12,5%, e os crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, recuaram 5,4%.

Além da redução nos índices criminais, as apreensões de drogas aumentaram de forma significativa. A quantidade de maconha retirada de circulação saltou de 16,4 kg para 49,8 kg — alta de mais de 200%. Também cresceram as apreensões de crack (+235%) e LSD (+153%), enquanto cocaína e ecstasy registraram queda.

A melhora nos índices ocorre após o lançamento da operação Centro Seguro, em fevereiro, fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado. A iniciativa integra o projeto Curitiba de Volta ao Centro, que combina segurança pública, revitalização urbana e ações culturais.

Enquanto o Centro apresenta avanços, bairros como a CIC ainda enfrentam desafios: só nos seis primeiros meses de 2024, foram 15 homicídios dolosos na região, o maior número da cidade. Os dados positivos no coração da capital mostram que o reforço da segurança e ações integradas podem trazer resultados concretos, mas que isso não tem se refletido nas zonas mais afastadas do município, que seguem enfrentando altos níveis de criminalidade.

Acesse nosso canal no WhatsApp