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Copel: Produtores rurais amargam grandes prejuízos por queda de energia elétrica

Na piscicultura foram 60 toneladas de tilápia e na avicultora mais 8 mil frangos mortos por falta de energia

Por Gazeta do Paraná

Copel: Produtores rurais amargam grandes prejuízos por queda de energia elétrica Créditos: Divulgação

Nas últimas semanas, vários consumidores da Copel (Companhia Paranaense de Energia) têm amargado grandes prejuízos por falta de fornecimento de energia elétrica em Cascavel, e uma das regiões mais afetadas tem sido a área rural da cidade. Na semana passada, a piscicultora e empresária Simone Carvalho contabilizou R$ 420 mil com a perda de 60 toneladas de tilápia após ficar quase 24h sem energia elétrica. Ela é proprietária de um pesqueiro localizado entre Cascavel e Toledo, anexo à BR-467, próximo ao Distrito de Sede Alvorada. “Nosso prejuízo chegou a R$ 420 mil, pois estávamos próximos da entrega da produção ao frigorífico. Mas a falta de energia na quarta-feira da semana passada resultou na perda de 60 toneladas da nossa produção de dois açudes. Nós temos gerador, mas não deu conta, pois exige muita força para operar os areadores que devolvem a água, levando oxigenação aos animais”, explica.

A empresária também contou à Gazeta do Paraná que, além de perder toda a produção após um ano de cultivo dos peixes, também amargou prejuízo com o restaurante. “Era a quarta-feira de Cinzas. Estávamos prontos para receber os clientes no restaurante anexo ao nosso pesqueiro, mas, como ficamos sem energia, também deixamos de servir quase 100 refeições nesta data que é tão aguardada por nós o ano todo”, lamenta Carvalho.

Uma semana após o ocorrido, a piscicultora conta que ainda está sendo feita a retirada de peixes mortos no local. Diante da situação, a empresária disse que irá processar a Copel, já que a falta de energia é recorrente. “Não é a primeira vez que acontece essa grande perda em nossa propriedade. A falta de energia tem sido frequente. Eu entrei em contato com a Copel através do aplicativo e, no dia seguinte ao prejuízo, liguei e falei com uma atendente que me orientou a anexar os vídeos e fotos ao protocolo. Iremos acionar a companhia judicialmente, pois temos funcionários, financiamentos, entre outros encargos que dependem do nosso trabalho”, argumenta Simone Carvalho.

Já a avicultora Loreci Gomes, que tem uma propriedade rural na Colônia Barreiros, também em Cascavel, contabilizou R$ 80 mil com a morte de 8 mil frangos no mês passado. Indignada, ela cobra da Copel não apenas o ressarcimento, mas também melhorias para evitar futuros prejuízos. “No dia 10 do mês passado, ficamos das 9 da manhã até às 16 horas sem energia elétrica em nossa propriedade. Perdemos toda a nossa produção, que estava próxima de fazer a entrega das aves. Nós lamentamos e cobramos, pois não é a primeira vez e não será a última, se a companhia elétrica não tomar providências. Nós perdemos o frango, mas houve vários produtores de leite que também somaram prejuízos com a falta de fornecimento”, desabafa Gomes.

 

Conta nas alturas

Outra reclamação comum entre os consumidores é o aumento na tarifa da energia elétrica após a troca do relógio antigo pelo inteligente, o que vem gerando muita preocupação. A comerciante Márcia Ribeiro, moradora no Bairro Universitário, já recebeu a equipe da Copel para a troca do equipamento. Ela sentiu no bolso o acréscimo na fatura no mês passado. “Nós percebemos o aumento considerável na fatura e tenho conhecimento de outras pessoas que também estão com a fatura nas alturas. Isso só aconteceu depois que foi feita a troca do relógio antigo pelo inteligente pela companhia elétrica”, justifica.

Eliseu Pontes, morador no Bairro Cascavel Velho, também relatou à equipe da Gazeta do Paraná o aumento e a instabilidade no fornecimento da energia elétrica. “Depois da troca do relógio, também sentimos um grande acréscimo na hora de pagar a fatura. Além desse aumento abusivo, também sofremos com a queda de energia constantemente. Estou muito insatisfeito com o serviço oferecido pela Copel e cobro providências”, afirma.

 

Audiência Pública

Será realizada próximo dia 27, às 9 horas na Câmara de Vereadores, uma audiência pública que irá debater os relatos de moradores sobre o aumento incomum nas faturas de energia elétrica após a instalação dos novos aparelhos (medidores inteligentes). A proposta foi formada pela CDC (Comissão de Defesa do Consumidor) da Câmara de Vereadores com objetivo de exigir esclarecimentos  por parte da companhia. Na ocasião também será discutido o fornecimento na zona rural. 

 

O que diz a Copel? 

A Copel informou que o desligamento que atingiu a propriedade do pesqueiro foi causado pela queda de árvores sobre a rede elétrica durante um temporal, uma situação acidental na qual não é possível fazer aviso prévio aos consumidores. A companhia também informou que está com equipes de campo executando obras de reforço de rede, nas regiões de Linha Rio Barreiro e Linha Barro Preto, próximas a Cascavel, onde ocorreram severos danos causados pelos efeitos dos temporais recentes.

Na Linha Rio Barreiro, as equipes de manutenção estão instalando novos alimentadores e na Linha Barro Preto toda a rede está sendo inspecionada, reparada e melhorada. Para a realização desses trabalhos, foram necessárias transferências de carga, que geraram oscilações pontuais e temporárias de energia em unidades consumidoras dessas localidades.

 

Aumento nas faturas

A Copel informa que os medidores de energia são seguros e aferidos pelo Inmetro, e que a variação dos níveis do consumo residencial recebe forte influência das temperaturas neste período do ano. No Paraná, de 2021 a 2024, a Copel observou um aumento médio de 9,5% no consumo de energia elétrica das residências paranaenses nos meses mais quentes, de outubro a março, em comparação com os meses mais frios do ano, o período de abril a setembro. 

A variação é mais expressiva na região Oeste paranaense, onde o consumo residencial médio nesta mesma comparação subiu 20,6%. O Noroeste aparece em seguida, com um crescimento médio de 17%, e o Norte, com aumento médio de 10,7%. Já nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, o impacto das altas temperaturas no consumo residencial foi mais discreto, com variações médias de 1% e 2%, respectivamente.

 

Orientação pelo app

Para maior controle dos gastos com energia elétrica, a empresa orienta os consumidores a acompanharem seu histórico de consumo através da conta de luz ou do aplicativo da Copel para celulares. Dicas práticas para o uso eficiente da energia podem ser conhecidas no site www.copel.com, e incluem cuidados na compra e nos hábitos de uso dos equipamentos. Os canais de atendimento da Companhia estão à disposição para os clientes que ainda tiverem dúvidas a respeito deste e de outros assuntos relacionados aos serviços de energia elétrica.


Eliane Alexandrino/Gazeta do Paraná