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Copel: Leituristas voltam a fazer medição presencial após audiência pública

A companhia concluiu a análise de 282 reclamações apresentadas, em Cascavel, até a manhã desta segunda-feira

Por Eliane Alexandrino

Copel: Leituristas voltam a fazer medição presencial após audiência pública Créditos: Divulgação/Copel

Após a audiência pública realizada no dia 27 de março na Câmara de Vereadores de Cascavel,  que gerou uma grande discussão em  relação aos valores incomuns cobrados nas faturas de energia da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e das constantes quedas de energia no perímetro urbano e área rural, o pedido da população vem sendo atendido. 

De acordo com a Copel, até hoje (7) foram concluídas as análises de 282 reclamações referente a troca do relógio antigo para o “medidor inteligente” sobre divergências em valores relacionados à fatura. 

Deste total, 43 atendimentos, o que representa 45,2% foram consideradas procedentes, enquanto 239 (84,8%) foram improcedentes. Os números correspondem às demandas analisadas no período de 8 dias úteis após a realização da audiência pública. 

Os consumidores que foram realizar a reclamação presencial no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) têm um prazo de até 5 dias úteis para resposta, ou de 10 dias úteis, quando exigem verificações em campo. 

A Copel informou que todos os pedidos apresentados pelos clientes serão analisados e respondidos pela companhia no prazo determinado. Nos casos de divergências nos valores da fatura, a cobrança é suspensa durante o período de análise pela companhia. 

O mesmo atendimento realizado por agentes da companhia no Procon de Cascavel também pode ser feito no escritório da Copel, na Rua Vitória, 105, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Outra mudança foi a volta dos 40 leituristas que estão fazendo a medição do consumo dos clientes de forma presencial, anteriormente o consumo estava sendo repassado de maneira automática, através do equipamento diretamente para a central da Copel. Os medidores inteligentes foram instalados em Cascavel, entre dezembro de 2024  a fevereiro deste ano.

Durante a audiência ficou acordado que atendimento técnico também seria oferecido na sede do Procon. Atualmente, três funcionários da Copel estão atendendo os consumidores na sede do Procon. O atendimento segue das 8h às 14h, mas apenas para casos que estejam diretamente relacionados a troca de medidores e aumento da fatura. 

Serviço

O atendimento presencial exclusivo sobre o acréscimo das tarifas da Copel fica em uma sala temporariamente no prédio do Procon. Rua Duque de Caxias nº 558 – Centro – Cascavel. 

Como é composto o valor da conta?

Segundo a Copel, as tarifas de energia são definidas para cada distribuidora, anualmente, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A tarifa residencial de energia da Copel, incluídos os impostos, é a mesma desde junho de 2023: R$ 0,82 cada quilowatt-hora (kWh).

Como exemplo, se uma lâmpada com 9 watts de potência ficar ligada oito horas por dia, serão 240 horas de funcionamento ao mês e cerca de 2 quilowatts-hora consumidos, o que resulta em um valor de R$ 1,77 na conta de luz.

9 watts x 240 horas de uso = 2.160 watts-hora, ou 2,1 kWh

2,1 kWh x R$ 0,82 = R$ 1,77

Sobre o valor relativo ao consumo, incidem encargos e a bandeira tarifária definida em âmbito federal, que no momento é verde e não gera acréscimo às contas de luz. Já a contribuição para manutenção da iluminação pública que consta da fatura é definida e gerenciada pelas prefeituras.