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Com Lula e Ratinho Junior, Governo Federal oficializa concessões dos Lotes 3 e 6 no Paraná

Assinatura ocorre nesta segunda (28). Lote 6 contempla Cascavel prevendo duplicações e melhorias em mais de 660 km de rodovias da região Oeste e Sudoeste

Por Gabriel Porta

Com Lula e Ratinho Junior, Governo Federal oficializa concessões dos Lotes 3 e 6 no Paraná Créditos: Gabriel Rosa/AEN

Nesta segunda-feira (28), às 15h, o Governo Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vão assinar os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná. As empresas vencedoras são a CCR S.A. (Lote 3) e o Grupo EPR (Lote 6). A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e vai marcar oficialmente a transferência do controle dos trechos para as empresas privadas.

Participam do evento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio. O governador Ratinho Junior é esperado para estar presente no evento. A comitiva do Estado também são esperados o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sando Alex, e o presidente do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem), Fernando Furiatti.

Os contratos terão validade de 30 anos e fazem parte do projeto PRVias – Rodovias Integradas do Paraná. O Lote 3 inclui 569,7 km de estradas, como as BRs 369, 373 e 376, além de trechos das PRs 090, 170, 323 e 445. Já o Lote 6 soma 662,1 km, envolvendo as BRs 163 e 277 e as PRs 158, 180, 182, 280 e 483.

Ao todo, os dois lotes devem receber investimentos de R$ 36 bilhões, voltados à modernização e melhoria das rodovias no estado.

Melhorias previstas no Lote 3

O Lote 3 faz parte do Corredor Norte, que liga o Paraná ao Porto de Paranaguá e também integra rotas com Santa Catarina e São Paulo. Com 569,7 quilômetros de extensão, o trecho passa por 22 municípios, entre eles Londrina, Ponta Grossa e Apucarana — cidades importantes para a economia do estado.

Ao longo dos 30 anos de concessão, estão previstos cerca de R$ 16 bilhões em investimentos. As obras incluem a duplicação de 132,6 km, a construção de 24,6 km de faixas adicionais e a criação de contornos rodoviários em Ponta Grossa, Apucarana e Califórnia, somando 61,6 km.

Além das melhorias nas estradas, a expectativa é de que o projeto gere mais de 143 mil empregos, entre diretos, indiretos e por efeito-renda, movimentando a economia regional.

Melhorias previstas no Lote 6

O Lote 6 é o maior projeto rodoviário do Paraná e prevê investimentos de R$ 20,1 bilhões em 662,1 quilômetros de estradas, incluindo importantes melhorias para a região de Cascavel.

Entre as obras previstas estão:  Duplicação de 462 km, implantação de 31 km de faixas adicionais, construção de 87 km de vias marginais, 13 km de contornos viários, 38 passarelas para pedestres, 14 passagens de fauna, 3 Pontos de Parada e Descanso (PPDs), 21 km de iluminação na Serra.

O projeto contempla a duplicação de 70% das rodovias incluídas no lote, beneficiando diretamente o escoamento da produção e a segurança viária. A BR-277, principal ligação entre o Oeste do Paraná e o Porto de Paranaguá, será completamente atendida pelo pacote — do interior à costa — graças à concessão dos Lotes 1, 2 e agora o Lote 6.

Além de Cascavel, o lote abrange rodovias como a BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Ao todo, serão nove praças de pedágio, localizadas nos municípios de Lindoeste, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Ampére e Pato Branco.

As obras também impactam positivamente dezenas de cidades da região, incluindo Guarapuava, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Medianeira, Realeza, Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia, Capitão Leônidas Marques.

Em Cascavel, a BR-277 será totalmente duplicada no trecho urbano que vai do Trevo Cataratas até pouco depois da Avenida Tancredo Neves, numa extensão de 10,4 km. O projeto inclui também a construção de viadutos, passarelas para pedestres e vias marginais, melhorando o tráfego e a segurança no perímetro urbano.

As obras de duplicação seguem pelos municípios de Santa Tereza do Oeste, Céu Azul e Matelândia. Já em Santa Terezinha de Itaipu, a BR-277 receberá faixas adicionais em ambos os sentidos entre os km 711,9 e 720,4, com continuidade das melhorias até Foz do Iguaçu.

No sentido oposto, a duplicação da BR-277 começa em Cascavel e vai até o Trevo do Relógio, em Guarapuava. Serão 95 quilômetros duplicados, entre os km 480 e 575, passando também por Guaraniaçu, Ibema e Catanduvas.

A região Sudoeste do Paraná entra pela primeira vez em um projeto de concessão rodoviária. Entre Cascavel e Pato Branco, serão 141 km de rodovias duplicadas. Em Lindoeste, será construído um contorno para tirar o tráfego pesado do centro da cidade, melhorando a mobilidade local.

Na PR-182, o trecho entre Realeza e Francisco Beltrão será duplicado em 69,05 km. Já a PR-483, entre Francisco Beltrão e Marmeleiro, também será duplicada, com mais 26,41 km de melhorias até o entroncamento com a PR-180.

FOTO: Os contratos terão validade de 30 anos e fazem parte do projeto PRVias – Rodovias Integradas do Paraná. Gabriel Rosa/AEN

DADOS
Lote 6 soma 662,1 km, envolvendo as BRs 163 e 277 e as PRs 158, 180, 182, 280 e 483.