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Portos do Paraná inicia campanha anual de dragagem de manutenção

A Portos do Paraná iniciou a campanha de dragagem de manutenção de 2025 com duas embarcações atuando no canal de acesso dos Portos de Paranaguá

Por Da Redação

Portos do Paraná inicia campanha anual de dragagem de manutenção Créditos: Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A Portos do Paraná iniciou a campanha de dragagem de manutenção de 2025 com duas embarcações atuando no canal de acesso dos Portos de Paranaguá e Antonina. A meta é manter os atuais parâmetros de navegação, que proporcionam segurança e eficiência à estrutura portuária paranaense. O serviço é necessário para conter o processo de assoreamento, que pode comprometer a passagem dos navios nas áreas de navegação.

A primeira embarcação a iniciar os trabalhos foi a draga Galileo Galilei, no fim de abril. O equipamento está no canal de acesso ao Porto Ponta do Félix e, na sequência, irá trabalhar na bacia de evolução do local. O objetivo é garantir a profundidade de 9,5 metros para a navegação.

No começo de maio, a Vox Alexia iniciou os trabalhos na entrada do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, localizada próximo à Ilha da Galheta. Nessa área, a profundidade prevista é de 16,5 metros. Em seguida, a embarcação se desloca para os trabalhos nas áreas Bravo 1 e Bravo 2 (entre a Ilha do Mel e o Porto de Paranaguá), com profundidades de 15,5 metros e 14,5 metros, respectivamente.

“É importante destacar que os equipamentos em operação são de construção recente e projetados com tecnologia moderna, o que assegura elevada eficiência nas atividades de dragagem”, explica Lucas Gonçalves, coordenador de Batimetria e Dragagem da Portos do Paraná.

“É uma campanha rotineira, que fazemos todos os anos, e muito importante para manter os padrões de navegação. Eles garantem segurança e permitem que os navios entrem e saiam com a carga prevista, mantendo o porto operando sem imprevistos”, finaliza.

A draga Galileo Galilei, que opera sob bandeira de Luxemburgo, pertence à empresa belga Jan de Nul. Tem 166,55 metros de comprimento e foi construída em 2020. Já a Vox Alexia pertence à empresa holandesa Van Oord, está registrada nos Países Baixos, tem 137,5 metros de comprimento e foi construída em 2021. As duas embarcações operam sob contrato do Consórcio Itibere Dragagem.

A campanha está prevista para ser finalizada até o mês de julho.