Cascavel tem um jogo pela honra diante do Coritiba pela última rodada do Estadual
Cascavel fecha a fase inicial do Estadual contra o Coritiba, no Olímpico
Por Luciano Neves
Créditos: Brayan Brandão
O Gazeta Esporte Clube, programa esportivo do Gcast, fez uma projeção esta semana. A primeira fase do Campeonato Paranaense irá terminar neste sábado (24) com os seis jogos no mesmo horário, às 16 horas. Neste ano, o Estadual teve um novo formato com uma primeira fase com menos partidas em que os clubes de um grupo enfrentam os integrantes da outra chave. Logo, não houve o confronto direto dentro dos respectivos grupos. De acordo com a projeção do GEC, uma equipe que chegar a oito pontos no Grupo A terá que disputar o tão temido Torneio da Morte. Enquanto que o Grupo B pode ter dois classificados com uma pontuação menor. Aliás, a GEC alertou de que isso poderia acontecer antes mesmo do início do Campeonato Paranaense.
Cascavel e Maringá são dois times que correm o risco de amargar a disputa dos jogos contra o descenso mesmo que vençam seus compromissos na última rodada. Ambos têm cinco pontos. Logo, os dois têm um desempenho melhor que o Operário de Ponta Grossa, quarto colocado na outra chave com quatro pontos. Se os dois derrotarem seus adversários neste sábado ainda podem ficar atrás do Athletico-PR, que tem sete pontos, e encara o time de pior campanha na última rodada. Isso porque, o Grupo A tem três times que garantiram a classificação antecipada para as quartas de final: o líder Londrina, que tem treze pontos, São Joseense e Foz do Iguaçu, ambos com dez. Nessa chave, Furacão, Dogão e Serpente Aurinegra têm chances de classificação. Mas a vaga se oferece justamente para o time da Capital.
Cascavel x Coritiba
O Cascavel encerra a primeira fase do Paranaense neste sábado contra o Coritiba, no Estádio Olímpico Jacy Scanagatta. Matematicamente, o time de Cesar Bueno tem chances de se garantir nas quartas de final. Mas, além da vitória em casa, depende do tropeço dos dois concorrentes. O Furacão precisa perder para o Galo Maringá, dentro da Arena da Baixada, e o Maringá não pode vencer o Andraus, no Willie Davids. Ou seja, tudo indica que o Cascavel terá um confronto de mata-mata contra outro eliminado pela sobrevivência na elite estadual.
Primeira fase do Campeonato Paranaense termina neste sábado
Sebastião Marques é apresentado oficialmente como presidente do Toledo Esporte Clube
É claro que este formato do Paranaense se mostrou ainda mais implacável para quem inicia a competição de maneira irregular. Mas os números mostram que a campanha da Serpente Aurinegra não foi boa. Em doze participações na elite estadual, o time tem o segundo pior aproveitamento depois de cinco rodadas. Em 2026, o Cascavel somou apenas quatro pontos em cinco partidas, um aproveitamento de 33%. Esse desempenho só foi melhor que a participação do clube no Paranaense de 2016. Na ocasião, o Cascavel tinha apenas quatro pontos nas primeiras cinco rodadas. Inclusive, naquele ano, correu riscos de rebaixamento e escapou na última rodada, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Rio Branco de Paranaguá.
Outro dado preocupa o torcedor. O Cascavel tem apenas quatro gols neste Paranaense. Ou seja, uma média de 0,8 por jogo. No ano passado, o time também teve uma campanha abaixo do esperado e ficou de fora das quartas de final. Na ocasião, o time fez apenas seis gols em onze jogos, uma média de 0,54 por partida, o pior desempenho ofensivo do Cascavel em todas as participações na elite estadual. A falta de bola na rede teve como consequência a eliminação precoce no Paranaense.
Cascavel contra o Coxa
Este será o terceiro jogo do Cascavel dentro do Olímpico neste Estadual. O time não conseguiu vencer como mandante no Paranaense e teve dois empates contra Azuriz e Andraus. Em ambos, o ataque deixou a desejar com chances geradas e desperdiçadas. Uma vitória em qualquer um destes jogos deixaria o time numa condição melhor para buscar uma vaga nas quartas de final. Logo, contra o Coritiba, que deve ter força máxima, já que busca uma vaga nas quartas de final, o Cascavel busca a primeira vitória em casa.
Se bem que o retrospecto recente favorece a Serpente Aurinegra, que não perde para o Coxa há sete partidas. A última vez que o Coxa triunfou sobre o Cascavel foi na primeira rodada do Paranaense de 2020, quando fez 2 a 1, no Couto Pereira. Nos últimos sete confrontos, foram quatro vitórias cascavelenses e três empates. Destes, cinco jogos foram no Olímpico e o Cascavel foi vitorioso nos três últimos duelos. Aliás, o Coritiba não vence o Cascavel dentro do Olímpico desde o jogo de ida das quartas de final do Paranaense de 2017.
CONFIRA O PROGRAMA GAZETA ESPORTE:
Créditos: LUCIANO NEVES
