Primeira fase do Campeonato Paranaense termina neste sábado
A rodada irá definir os últimos quatro classificados para as quartas
Por Luciano Neves
Créditos: Assessoria Azuriz
O Campeonato Paranaense iniciou no dia 06 de janeiro. E passou voando. Isso porque, 18 dias depois, terá o desfecho da primeira fase. A última rodada desta etapa da competição terá os seis jogos neste sábado (24), todos às 16 horas. Até agora, o Estadual teve 30 jogos com 77 gols, uma média de 2,57 por partida.
E quatro times chegam na última rodada matematicamente classificados para as quartas de final. Ou seja, a rodada deste sábado irá definir os outros quatro classificados para as quartas de final, os confrontos do mata-mata e também os quatro times que vão amargar a disputa do Torneio da Morte.
No Grupo A, três das quatro vagas já foram preenchidas. Londrina, São Joseense e Foz do Iguaçu se garantiram nas quartas na rodada passada. O Tubarão é o time de melhor campanha no Estadual. Chega na última rodada como o único invicto, venceu quatro dos cinco jogos que fez, tem o melhor ataque da competição com 14 gols e lidera o Grupo A com treze pontos. O Londrina só precisa de um empate para confirmar a liderança geral do Estadual. Neste sábado joga contra o Cianorte no Estádio do Café. Se confirmar a liderança, o Tubarão vai enfrentar o quarto colocado do Grupo A. Logicamente, São Joseense e Foz do Iguaçu não querer cruzar com o Londrina nas quartas. Por isso, ambos querem vencer na última rodada. O Foz do Iguaçu tem um jogo duro contra o Operário, no Germano Krüger, em Ponta Grossa. E o São Joseense enfrenta o também classificado Azuriz.
Sebastião Marques é apresentado oficialmente como presidente do Toledo Esporte Clube
Chácara Fardoski terá a segunda rodada neste sábado
No Grupo A, a última vaga será disputada por Athletico-PR, Maringá e Cascavel. A situação é mais favorável para o Furacão, que só dependende de si para se classificar. o Athletico joga em casa contra o Galo Maringá, time de pior campanha. Tudo indica que Cacavel e Maringá irão disputar o Torneio da Morte. O Cascavel recebe o Coritiba, no Olímpico. E o Dogão pega o Andraus, no Willie Davids.
Grupo B
No Grupo B, apenas o Azuriz está matematicamente classificado. Neste sábado, recebe o Independente São Joseense e, se vencer, confirma a liderança. Os outros cinco times da chave lutam pelas três vagas restantes. O Coritiba é o vice-líder com sete pontos e joga pelo empate contra o Cascavel no Olímpico. O terceiro colocado é o Cianorte, que sofreu a primeira derrota na competição na rodada passada. E agora precisa vencer o invicto Londrina, fora de casa, para ficar com uma das vagas. O Leão do Vale tem seis pontos.
O Operário de Ponta Grossa teve um péssimo início de Campeonato Paranaense, tanto é que venceu a primeira na rodada passada ao superar o Cascavel por 2 a 1. Com isso, entrou no G-4 do Grupo B com quatro pontos, mesma pontuação do Andraus. Mas o Fantasma tem melhor saldo de gols e pode de classificar com mais uma vitória. Neste sábado volta a jogar em casa contra o Foz do Iguaçu. Na chave, Andraus, com quatro pontos, e Galo Maringá, com três, tem chances. Mas ambos precisam vencer os seus jogos e torcer por tropeços dos concorrentes. O Andraus visita o Maringá no Willie Davids. E a situação mais complicada é a do Galo, do técnico Luis Carlos Cruz. O time de Maringá tem a pior campanha e fecha a fase classificatória diante do Athletico-PR, na Capital do Estado.
PARANAENSE
6ª rodada - 24/01
Cascavel x Coritiba - 16h00 (Olímpico)
Londrina x Cianorte - 16h00 (Estádio do Café)
Athletico-PR x Galo Maringá - 16h00 (Arena da Baixada)
Maringá x Andraus- 16h00 (Willie Davids)
Operário x Foz do Iguaçu - 16h00 (Germano Krüger)
Azuriz x Independente São Joseense - 16h00 (Estádio dos Pioneiros)
Créditos: Luciano Neves
