GCAST

| Cascavel se torna palco do maior encontro feminino do agro paranaense

Mais de 1,6 mil produtoras rurais participam de programação que valoriza a mulher no campo

Por Gazeta do Paraná

| Cascavel se torna palco do maior encontro feminino do agro paranaense Créditos: Secom

Cascavel está sendo o centro do protagonismo feminino no campo, nesta quinta-feira (04). A cidade é sede do 13º Encontro de Produtoras Rurais do Paraná, evento que reúne mais de 1,6mil mulheres ligadas ao agronegócio, vindas de diferentes regiões do estado. O encontro está acontecendo no espaço Show Rural Digital, com uma programação intensa dedicada à troca de experiências e ao fortalecimento da presença feminina no setor.

O prefeito de Cascavel, Renato Silva, acompanhado da primeira-dama, Odina Silva, marcou presença na abertura do encontro. Para ele, o papel das mulheres no agro é essencial. “Elas são verdadeiras protagonistas. Muitas acordam cedo, ordenham, trabalham no campo, administram a família e ainda ajudam a manter a produção que alimenta o mundo. Esse encontro mostra a força e o poder das mulheres do agro, que merecem todo o nosso reconhecimento”.

Organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel, com apoio do Sistema Faep e da Comissão Estadual de Mulheres da Faep (CEMF), o evento já se consolidou como um dos maiores espaços de mobilização feminina do agro. São 105 comissões representadas, vindas de mais de 100 cidades paranaenses. “Cada edição cresce em relevância e participação. Muitas mulheres viajam durante a noite inteira para estar aqui, com sorriso no rosto e energia para um dia de aprendizado. Isso não tem preço”, destaca a presidente da Comissão Feminina de Produtores Rurais de Cascavel, Maria Beatriz Orso. 

A programação inclui palestras de especialistas em diferentes áreas, com temas que vão da técnica agrícola à saúde, psicologia, política e sucessão familiar. Além do conteúdo, a estrutura montada para receber as participantes oferece café da manhã, almoço e coffee break, além de estandes de apoiadores e patrocinadores.

Atualmente, cerca de 35% das propriedades rurais são administradas por mulheres. O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, conta que isso representa um novo momento para o setor.  “O sindicato tem um marco temporal que é antes da mulher e após a entrada das mulheres. Elas realmente têm um poder enorme de mobilização, de força, de visão, de organização e isso tudo é bom para o agro, é bom para o Paraná.  A nova revolução do agro chama-se ‘inclusão da mulher’, então esse é o momento delas”.

A primeira-dama de Cascavel, Odina Silva reforçou a importância da valorização feminina. “Por muito tempo, a mulher do campo foi colocada de lado. Hoje, vemos que ela tem um papel essencial, seja na administração, no manejo ou na condução da propriedade. Esse encontro é uma oportunidade de aprendizado e de mostrar que a mulher brilha também no agro”. 

Também participou da abertura o secretário de Agricultura de Cascavel, Renato Segalla, que ressaltou o impacto do encontro para além das fronteiras do município. “Receber um evento estadual com mais de 1,6 mil produtoras reforça a importância do agronegócio e coloca Cascavel em evidência como polo de inovação e protagonismo no setor”.

Secom

Acesse nosso canal no WhatsApp