RESULT

Cascavel se despede de Ibrahim Faiad

Figura renomada foi lembrada por lideranças políticas por sua contribuição à modernização do agronegócio. Ele ocupou cargos importantes com uma trajetória marcada também pelo cooperativismo

Por Eliane Alexandrino

Cascavel se despede de Ibrahim Faiad Créditos: Eliane Alexandrino

Por Eliane Alexandrino/ Cascavel

Cascavel está de luto com a perda de Ibrahim Faiad, que faleceu na noite desta terça-feira (14), no Hospital São Lucas, onde estava internado. Ele lutava contra um câncer havia vários anos e morreu aos 87 anos.

O legado de Faiad se confunde com a própria história de Cascavel. Figura pública respeitada, fez muito pela cidade, pelo agronegócio e pelo desenvolvimento do Paraná.

Natural de Wenceslau Braz, filho de imigrantes libaneses, iniciou sua carreira aos 15 anos no Banco Bamerindus, onde trabalhou por 32 anos, passando por diversas regiões do Brasil. Após se aposentar em 1985, passou a residir na Fazenda Iguaçu, em Céu Azul, dedicando-se integralmente ao agronegócio.  Foi casado há 50 anos com Sueli Sossella Faiad, visto como um homem de fé, trabalho e visão empreendedora.

Aos 86 anos, ainda atuava como gestor da Star Milk, referência nacional em bem-estar animal, eficiência produtiva e sustentabilidade no setor leiteiro.

Faiad foi presidente da Coopavel, conselheiro da Sociedade Rural do Oeste do Paraná e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). No setor público, exerceu cargos de destaque, como chefe de gabinete do ex-governador Jaime Lerner e secretário nacional de Política Agrícola no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Ibrahim Faiad construiu uma carreira sólida e diversificada. No Banco Bamerindus, percorreu todo o Paraná, parte de São Paulo, Rio Grande do Sul e o Nordeste brasileiro. No comando da Coopavel como presidente, foi um dos idealizadores da Fomento Paraná, programa que ampliou o acesso ao crédito para pequenos produtores e empreendedores.

Ao longo da vida, Faiad recebeu inúmeras homenagens, como os títulos de Cidadão Honorário de Cascavel, Cidadão Honorário do Oeste do Paraná e Cidadão Benemérito do Paraná — reconhecimentos que simbolizam sua importância como conselheiro e líder respeitado por governadores, prefeitos e parlamentares.

Mesmo com a saúde fragilizada nos últimos anos, manteve-se ativo à frente da Fazenda Iguaçu e da Star Milk, empresa que ajudou a fundar e que é referência internacional em produção leiteira.

Lideranças lamentam a perda de Ibrahim Faiad

Sua atuação pública e privada sempre foi guiada pelo compromisso com o desenvolvimento regional e o fortalecimento do cooperativismo. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destacou o legado deixado por Faiad.

“Foi um homem do associativismo, que sempre cultivou a amizade e agregou pessoas em projetos sociais. Deixa um legado de companheirismo, empreendedorismo e união em torno de propósitos para o desenvolvimento da região.”

O presidente da Lar Cooperativa, Irineu Rodrigues, também  lembrou a contribuição de Faiad para o agronegócio: “Ele ajudou a construir políticas agrícolas importantes para o setor e sempre foi um conselheiro otimista e sábio. Sua trajetória inspira todos nós a seguirmos seu exemplo de trabalho e dedicação.”

Já o presidente da Acic, Marcio Blazius, ressaltou sua visão e integridade junto a sociedade. “O legado de Ibrahim é de equilíbrio entre a visão pública e privada, entre a força local e a projeção nacional. Ele será sempre lembrado como um homem íntegro e comprometido com o progresso.”

Entre as lideranças políticas, o prefeito de Cascavel, Renato Silva (PL), também destacou a importância de Faiad para o município: “Um homem bom, justo, conselheiro e que ajudou a desenvolver nossa região. Um exemplo a ser seguido.”

 Guto Silva, Secretário de Cidades do Paraná, ressalto a contribuição do Faiad na modernização do estado.

“Perdemos um grande homem, que ajudou a construir o Paraná moderno e a fortalecer o espírito cooperativo que é marca do nosso Estado.”

O deputado federal Nelsinho Padovani (União Brasil) lembrou também  que foi de Faiad a implementação da política do Moderfrota, que modernizou a agricultura brasileira. “Graças a ele, produtores rurais puderam acessar crédito diretamente, revolucionando o setor.”

O ex-governador do Paraná e deputado federal Beto Richa (PSDB) ressaltou a amizade e a trajetória exemplar de Faiad: “Ele acreditava no trabalho, nas pessoas e no desenvolvimento do Estado. Deixa um legado de competência, respeito e fé.”

O presidente da Caciopar, Reni Felipe Fernandes, também expressou pesar: “Foi um grande líder, referência para o Oeste, para o Estado e para o Brasil. Seu exemplo de dedicação continuará produzindo frutos.”

Gugu Buen, deputado estadual (PSD), completou: “Ibrahim Faiad faz parte dos grandes momentos de desenvolvimento do Oeste. Um homem sábio, dedicado e inspirador. Seu exemplo seguirá vivo em nossa memória.”

 

Quem foi Ibrahim Faiad?

Em 2022, a jornalista e historiadora, Rejane Martins Pires escreveu o livro “Ibrahim Faid – um homem, vários legados, que define a trajetória desse grande líder,  cuja história se confunde com o próprio desenvolvimento do agronegócio no Paraná e no Brasil.

Filho de Jorge Abraão Faiad e Badia Faiad, ambos de origem libanesa, Ibrahim nasceu em 28 de junho de 1938, em Wenceslau Braz - Paraná. Foi o quinto de oito irmãos.

Iniciou a carreira aos 15 anos como auxiliar de contínuo no Banco Bamerindus e construiu uma trajetória ascendente até ocupar cargos de direção.

Após se aposentar, tornou-se referência no agronegócio paranaense, à frente da Fazenda Iguaçu e da indústria Star Milk, modelo internacional em produção sustentável.

Colecionou títulos, respeito e amizades, tornando-se símbolo de liderança, generosidade e amor pelo Paraná.

Ibrahim Faiad deixa a esposa, Sueli, familiares e inúmeros amigos. Seu exemplo permanece como inspiração de trabalho, fé e compromisso com o desenvolvimento.

Foto: Eliane Alexandrino

Acesse nosso canal no WhatsApp