Cascavel recebe cerca de 2 mil doses e retoma vacinação contra gripe
Todas as unidades de saúde terão o imunizante a partir desta sexta-feira (12); dose é liberada para população acima de seis meses
Por Da Redação

Atenção: a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 1.950 doses de vacinas contra a gripe. O imunizante estava em falta há cerca de um mês no município, por falta de repasse do Ministério da Saúde.
Com o estoque abastecido, a aplicação será retomada já nesta sexta-feira (12), em todas as unidades de saúde de Cascavel. A vacina é liberada para toda a população acima de seis meses e evita o agravamento da doença.
A vacinação nas UBSs e USFs começa a partir das 8h e segue até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade, sem fechar para o almoço, ampliando a possibilidade do cidadão garantir a dose. Além disso, as unidades Santa Cruz, Los Angeles, Neva e Nova Cidade atendem até 22h, com a rotina de vacinação já incorporadas nas atividades.
A orientação é que o cidadão leve a carterinha de vacinação para manter o documento atualizado, mas se não tiver, isto não será impedimento.
Segundo dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), das mais de 144 mil pessoas que formam o grupo prioritário,104 mil buscaram a dose, o que corresponde a 50,56%, abaixo dos 90% preconizado pelo Ministério da Saúde.
Idosos, crianças e gestantes que são os mais vulneráveis, seguem com imunização baixa. Os idosos, que somam mais de 52 mil pessoas na cidade, tiveram uma cobertura de apenas 54,88%. Entre as crianças, o índice é ainda mais preocupante:46,69%. E o dado mais crítico envolve as gestantes: somente 16,70% foram imunizadas.
