GCAST

Cascavel perde para o Operário e deve disputar o Torneio da Morte

Serpente Aurinegra foi derrotada pelo Operário de Ponta Grossa por 2 a 1, de virada

Por Luciano Neves

Cascavel perde para o Operário e deve disputar o Torneio da Morte Créditos: André Jonsson

Em 2026, o Cascavel disputa a elite do Campeonato Paranaense pela 12ª vez consecutiva. É uma marca importante para um time do interior. Nas onze edições anteriores na primeira divisão, a Serpente Aurinegra correu o risco de rebaixamento em apenas duas ocasiões, nas edições de 2016 e 2018, se livrando da queda na última rodada.

Mas neste ano, tudo indica que o clube irá vivenciar um fato novo: o tão temido Torneio da Morte. Isso porque, o Cascavel tinha a necessidade de derrotar o Operário de Ponta Grossa, no Estádio Germano Krüger. Mas foi derrotado por 2 a 1 de virada. A segunda derrota seguida na competição teve o mesmo roteiro da anterior. Contra o Cianorte, o Cascavel saiu na frente fora de casa e tomou a virada.

E contra o Fantasma, na noite desta quarta-feira (21), o time suportou a pressão do Fantasma no primeiro tempo.

Na etapa final, começou melhor e saiu na frente com um gol de Samuel Tiba. Ou seja, o camisa 9, reforço para a atual temporada, desencantou. Foi o primeiro gol de um atacante de ofício do Cascavel no Estadual. A vitória colocaria o time na zona de classificação para as quartas de final. Mas o Cascavel sofreu a virada com dois de Léo Gaúcho. Até então, o Operário tinha a pior campanha do Paranaense. Mas o atual campeão entrou na zona de classificação para as quartas de final, no quarto lugar do Grupo B com quatro pontos.

E o Cascavel é o lanterna do Grupo A com cinco pontos. E a rodada foi terrível para a Serpente Aurinegra, que viu o Foz do Iguaçu quebrar a invencibilidade do Cianorte: vitória por 3 a 2 e o Independente São Joseense venceu o Coritiba, com elenco principal, por 1 a 0 em pleno Couto Pereira. Ambos garantiram presença nas quartas de final com estes resultados. 

Operário aposta em Luizinho Lopes para reagir no Paranaense

Londrina e Azuriz são os primeiros classificados para as quartas de final

Contas

Matematicamente, o Cascavel ainda tem chances de se classificar para as quartas de final. Mas depende de uma combinação de resultados pouco provável. Isso porque, no Grupo A, resta apenas uma vaga na próxima fase. Para ficar com ela, a Serpente Aurinegra terá que derrotar o Coritiba no jogo da última rodada, no sábado (24), no Estádio Olímpico. Esse jogo por si só já oferecerá inúmeras dificuldades. Se o Coxa tivesse pelo menos empatado com o São Joseense teria garantido a vaga nas quartas. E atuaria em Cascavel com uma equipe alternativa. Com tem a necessidade de se classificar deve atuar com força máxima contra o Cascavel.

Mas só a vitória sobre o Coxa não basta. Além disso, é preciso que o Athletico-PR, que tem sete pontos, seja derrotado na rodada. O detalhe é que o Furacão joga em casa contra o Galo Maringá, que agora tem a pior campanha do Paranaense e também deve disputar o Torneio da Morte. E ainda necessita que o Maringá não vença o Andraus, no Willie Davids. Se o Athletico-PR vencer o jogo fica com a última vaga e empurra Cascavel e Maringá para o Torneio da Morte, mesmo que ambos vençam seus compromissos.

Classificados

São Joseense e Foz do Iguaçu se juntaram ao Londrina e garantiram mais duas vagas nas quartas no Grupo A. O Foz conseguiu a segunda vitória seguida em casa e quebrou a invencibilidade do Cianorte com a vitória por 3 a 2, no Estádio do ABC. Lucão, duas vezes, e Hiago, de pênalti, marcaram para o Azulão da Fronteira. Os gols do Leão do Vale foram de Ibson e Vinicius Peixoto, contra. O Cianorte é o terceiro colocado com seis pontos. E só depende de si para se classificar. Mas corre o risco de ficar fora das quartas, já que visita o Londrina, no Estádio do Café.

Com gol de Lucas Gaúcho, o São Joseense conseguiu uma vitória histórica sobre o Coritiba no Couto Pereira e assumiu o segundo lugar no Grupo A com dez pontos, mesma pontuação do Foz, se garantindo nas quartas.

Já o Coxa segue no segundo lugar no Grupo B e precisa de mais um empate diante do Cascavel para confirmar a vaga na próxima fase. Nesta chave, apenas o Azuriz, líder com oito, está classificado.

Créditos: LUCIANO NEVES Acesse nosso canal no WhatsApp