Londrina e Azuriz são os primeiros classificados para as quartas de final
Goleada e virada na penúltima rodada colocam Londrina e Azuriz matematicamente na próxima fase do Estadual
Créditos: José Tramontin/Athletico
A penúltima rodada do Campeonato Paranaense teve três jogos na noite desta terça-feira (20). Neste formato de competição, o resultado de uma partida interfere nos dois grupos. E o Estadual já conheceu os primeiros dois times matematicamente classificados para as quartas de final.
O primeiro a se garantir na próxima fase foi o Londrina. Mas já era de se esperar pela ótima campanha que o Tubarão vem fazendo, disparada a melhor do Paranaense. Na abertura da rodada, o Londrina foi impiedoso e aplicou a maior goleada do campeonato sobre o Andraus, na Vila Capanema: 6 a 1. Os gols da partida foram de Iago Telles, artilheiro do Estadual com quatro gols, Paulinho Moccelin, Bruno Santos, duas vezes, o segundo de pênalti, Gabriel Lacerda e Lucas Marques. Lucão marcou para o Andraus.
Com a goleada, o Londrina disparou na liderança do Grupo A e também na classificação geral com treze pontos. Com isso, garantiu a vaga nas quartas. E só precisa de mais um empate na última rodada, em casa, contra o Cianorte para confirmar a primeira posição geral da competição. O Londrina também é dono do melhor ataque do Paranaense com 14 gols.
Azuriz classificado
Outro que garantiu a vaga nas quartas de final foi o Azuriz de Pato Branco, que derrotou o Athletico-PR por 2 a 1 de virada. O Furacão saiu na frente com Bruninho.
A Gralha Azul teve a chance do empate num pênalti batido por Maranhão, que Micael defendeu. Mas Maranhão se redimiu e empatou o jogo. E Marquinhos marcou o gol da virada que colocou o Azuriz na liderança do Grupo B com oito pontos. Foram duas vitórias seguidas em dois jogos sob o comando de Alexandre Gallo.
O Azuriz se beneficiou da goleada do Maringá sobre o Galo Maringá no dérbi da Cidade-Canção. Tanto o Galo, que tem três pontos, quanto o Operário, que tem apenas um, mas ainda fará dois jogos, não podem alcançar o time de Pato Branco. A vitória do Azuriz manteve o restante da situação em aberto no Grupo A. Isso porque, Athletico-PR tem sete pontos e agora só tem mais uma partida. São Joseense e Foz do Iguaçu também têm sete, mas ainda jogam na quinta rodada.
Maringá
Com a goleada de 4 a 1 sobre o Galo Maringá no Estádio Willie Davids, a primeira no Estadual, o Maringá foi aos cinco pontos. E vai para a última rodada com chances de classificação justamente porque pode ultrapassar o Athletico. O Furacão recebe o Galo Maringá. E o Dogão joga em casa contra o Andraus.
O resultado também fez o Maringá passar o Cascavel na tabela. Ambos têm cinco pontos, mas o Dogão tem saldo positivo. A Serpente Aurinegra ainda joga na quinta rodada e visita o Operário. Se vencer entra na zona de classificação, independente dos resultados de Foz do Iguaçu e São Joseense.
E os resultados desta quarta também deixaram a situação em aberto no Grupo B. Com as derrotas de Andraus e Galo Maringá, ambas por goleada, se o Operário, que hoje tem a pior campanha, conquistar a primeira vitória na competição e superar o Cascavel sobe para quatro pontos e já entra na zona de classificação para as quartas de final.
CRÉDITOS: Luciano Neves
