Cascavel inicia estudos para implantação de novo núcleo industrial

Município já conta com nove núcleos industriais, que geram cerca de 14 mil empregos; nova área deve atender demanda reprimida de expansão e atrair novas indústrias

Por Gazeta do Paraná

Cascavel inicia estudos para implantação de novo núcleo industrial Créditos: Secom

A Prefeitura de Cascavel deu início aos estudos técnicos para implantação de um novo núcleo industrial no Município. A iniciativa foi discutida em reunião realizada na manhã de quinta-feira, (24), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com a presença do prefeito em exercício, Henrique Mecabô, secretários e servidores de diferentes setores da administração pública. O objetivo é ampliar as áreas disponíveis para empresas que já atuam na cidade e abrir espaço para novas indústrias.

Atualmente, Cascavel conta com nove núcleos industriais, criados entre 1979 e 2012, que somam aproximadamente 250 empresas e geram entre 13 a 14 mil empregos diretos. Devido ao crescimento do setor nos últimos anos, a cidade enfrenta uma demanda crescente por novas áreas para expansão.

Segundo o prefeito em exercício, Henrique Mecabô, a criação de um novo núcleo será fundamental para reter talentos e evitar a migração de empresas para outros municípios. “Nós temos hoje empresas com muita demanda represada. Indústrias que têm áreas de mil metros e têm demanda que precisaria de pelo menos 10 mil metros para atender à sua produção só aqui em Cascavel, sem levar em conta toda a região. Então, ter espaço de crescimento para esses empresários é crucial", afirmou.

Segundo dados da Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), só nos primeiros seis meses deste ano, a pasta recebeu cerca de 40 atendimentos de empresas interessadas em expandir ou se instalar em Cascavel. Além disso, uma pesquisa realizada pela AIF (Agência de Inteligência e Fomento) com expositores do Show Rural, em fevereiro de 2025, indicou que 53% deles têm interesse em investir ou se instalar na cidade.

A área cogitada para implementação do novo parque industrial está localizada na região de São Domingos, em um terreno que já pertence ao município. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, explica quais são os próximos passos. "Nós já solicitamos uma reserva desse espaço para a Semdec, e a partir de agora nós vamos criar um grupo de estudo para verificar a viabilidade dessa área. Não é só a viagem, nós temos que fazer todo um levantamento para avaliar a infraestrutura, estudar a parte logística, ver se é o melhor local. Então, quando nós falamos em infraestrutura, nossa proposta é entregar um núcleo que realmente esteja preparado, pronto para essas empresas e indústrias."

Levantamentos recentes apontam que Cascavel tem se destacado nacionalmente pelo ritmo acelerado de crescimento. Nos últimos anos, o município teve aumento de 200% no Pib (Produto Interno Bruto ) e projeta expansão de mais 20% nas próximas duas décadas, segundo dados do Ipardes. A criação de um novo núcleo industrial surge como resposta estratégica para esse cenário de desenvolvimento.

Na fase de implementação, o novo núcleo industrial de Cascavel também contará com o envolvimento da Sesop (Secretaria de Obras Públicas), que será responsável por parte das obras de infraestrutura, conforme explicou o secretário Severino Folador. "A Sesop vai levar toda a parte de infraestrutura, como saneamento, asfalto, energia, acesso. Então, são frentes que a gente vai trabalhar nessa nova área, que agora começa a sair do papel. Quero parabenizar o poder público e os ansiosos, novos empreendedores que poderão ampliar os seus empreendimentos e vir para Cascavel, se estabelecer aqui e gerar mais empregos. Temos potencial."

Secom

Acesse nosso canal no WhatsApp