Cascavel define local para novo Centro de Eventos e dá passo decisivo rumo ao futuro da cidade
Estrutura será construída na região Oeste, próximo ao Aeroporto, e ocupará uma área de até 150 mil metros²
Por Gazeta do Paraná

Em um momento considerado histórico para o desenvolvimento de Cascavel, o prefeito Renato Silva anunciou nesta segunda-feira (21) o local que vai abrigar o novo Centro de Eventos e Convenções da cidade.
O espaço será construído na região oeste, nas imediações da Avenida das Torres e próximo ao Aeroporto Regional. A localização foi definida após uma série de estudos técnicos da Codesc (Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável). O prefeito Renato Silva também destacou o apoio das mais de 60 entidades envolvidas na escolha do local e disse que a decisão foi tomada com base em diálogo amplo com as mesmas. “Nós estamos pensando em Cascavel daqui 30, 50, 100 anos. E essa obra vai enriquecer tudo isso”, pontua o prefeito.
O anúncio aconteceu durante uma reunião realizada na sala de reuniões do Paço Municipal, com a presença de secretários, entidades, imprensa e lideranças locais. O prefeito também lembrou que o projeto é um sonho antigo da cidade: “Nosso dever é dar continuidade. Fizemos o estudo, analisamos os prós e contras e escolhemos o local que melhor atende às necessidades da cidade. Achamos por bem eleger aquele local que com certeza é o melhor possível”.
O projeto contempla uma estrutura com até 65 mil metros² de área construída, dentro de um terreno estimado entre 130 e 150 mil metros². Os estudos técnicos para escolha do local levaram em consideração diversos fatores estratégicos, como a proximidade com o aeroporto, o espaço do terreno e a ausência de obstáculos ambientais para a realização da obra. “Hoje damos o primeiro passo para a realização de um grande sonho. O terreno escolhido reúne todas as condições técnicas e logísticas para a construção desse espaço, que será um marco no desenvolvimento da nossa cidade”, explicou o secretário da AIF (Agência de Inteligência e Fomento de Cascavel), Sandro Camilo Rocha Rancy.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, a definição do local representa um passo essencial para avançar na próxima etapa, que é a captação de recursos. “Cascavel já se destaca no cenário nacional. Trazer grandes eventos corporativos e culturais vai fortalecer ainda mais nossa economia regional. Agora entramos na fase dos projetos e da busca por investimentos”.
O projeto já está sendo estruturado para ser apresentado à Secretaria de Turismo até outubro, com a expectativa de garantir verbas federais para a execução da obra a partir de 2026. A estimativa de investimento é de R$ 180 a R$ 200 milhões.
Agência Brasil
