Casamento Coletivo formaliza a união de 127 casais em Cascavel

Cerimônia emocionante concretiza o sonho do "sim" em evento no Complexo Esportivo Ciro Nardi

Por Gazeta do Paraná

Casamento Coletivo formaliza a união de 127 casais em Cascavel Créditos: Secom

Hoje (9), 127 casais viveram um dia que ficará marcado na história de suas vidas: o tão esperado "sim". A tarde gelada não intimidou noivas e noivos que participaram do tradicional Casamento Coletivo, realizado no Complexo Esportivo Ciro Nardi. A iniciativa, promovida pelo programa Justiça no Bairro e pela Prefeitura de Cascavel, trouxe alegria e emoção ao ambiente, lindamente decorado com flores e arquibancadas repletas de familiares que acompanharam a cerimônia.

O prefeito Renato Silva acompanhou o momento e deu conselhos aos recém-casados. “Um dia muito especial para os casais que estão regularizando sua situação e, para nós, do Município. Ajudar as pessoas a realizar sonhos é muito gratificante. Estamos aqui para prestigiar cada um destes casais que oficializam a união. A eles, desejo toda a felicidade do mundo, além de tolerância, amor, paciência e perseverança”. 

O Casamento Coletivo representa um passo importante na vida a dois, sendo uma celebração de união, esperança e novos começos, onde o amor é o protagonista. O evento também marcou o encerramento da edição do programa Justiça no Bairro, realizado em Cascavel, nesta semana. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e coordenadora estadual do programa, Joeci Machado Camargo, destacou que, ao longo de 22 anos, foram mais de 44 mil celebrações no Estado. “Mas cada momento é único, porque cada casal tem sua história e sua importância”.

A ação, promovida pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e o Sesc, tem como foco casais de baixa renda. Todos os trâmites legais foram garantidos de forma gratuita, proporcionando um verdadeiro presente para aqueles que sonhavam com esse momento, mas viam o casamento formal como algo distante.

O deputado estadual Oziel Luiz “Batatinha” também esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do programa Justiça no Bairro e da iniciativa Paraná em Ação: “Presenciar pessoas que se amam se unindo e resolvendo sua vida matrimonial gratuitamente, em uma ação dos Governos Estadual e Municipal, é maravilhoso”. 

O Casamento Coletivo é uma forma de fortalecer os laços comunitários, promovendo inclusão e cidadania. Além de ser uma experiência única, essa iniciativa auxilia aqueles que não tinham condições de arcar com os custos de um casamento tradicional. “Tivemos muitos atendimentos no Justiça no Bairro, onde atendemos a população na Unipar, e encerramos com esta grande ação, que é sempre muito emocionante: o Casamento Coletivo”, pontua a assistente social, Poliana Lauther.

Para os noivos, agora marido e mulher, essa oportunidade de formalizar a união foi o passo que precisavam para construir uma nova vida juntos. Laura Vitória e José Rodrigues, juntos há dois anos, descreveram a cerimônia como emocionante, celebrando a chance de oficializar sua união. Já Tháis e Valdecir, que estão juntos há 15 anos, aproveitaram a oportunidade para oficializar o casamento: “Foi surreal. Muito melhor do que eu poderia imaginar. Estamos muito felizes”, disse Thaís.

Secom

Acesse nosso canal no WhatsApp